Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro

Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Imagem 2 de 10Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - VigaEm Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Viga, FachadaEm Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Aço, VigaEm Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Mais Imagens+ 5

As obras do MIS Copacabana, projeto assinado por Diller Scofidio + Renfro, já se iniciaram.

A seguir, apresentamos imagens do museu em construção e o texto disponível no site da instituição que explica o projeto.

Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Janela, Urbano, Fachada
Render. Fonte: archdaily.com

Instalado à beira-mar, em plena Avenida Atlântica, a nova sede do MIS / Museu da Imagem e do Som será o espaço da identidade carioca. Sua concepção arquitetônica propõe um prédio que, numa representação gráfica, é uma reprodução do famoso calçadão do bairro, dobrado e transformado num boulevard vertical: um diálogo com a paisagem que democratiza a vista da praia e surge como um novo ícone arquitetônico para a cidade. A ideia é que o museu se transforme num novo ponto de encontro para os próprios cariocas e turistas, brasileiros e estrangeiros.

Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Imagem 2 de 10
Foto: Marcelo Horn / GOVERJ - Fonte: Fotos Públicas

O projeto é assinado pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro, escolhido em 2009 por meio de um concurso de ideias, que envolveu sete dos mais importantes escritórios de arquitetura do Brasil e do mundo. No Rio, o escritório Indio da Costa AUDT dá suporte ao desenvolvimento e à execução do projeto de arquitetura e coordena os projetos complementares. Para a arquiteta Elizabeth Diller um dos pontos principais do projeto é a relação da arquitetura com a vista da praia de Copacabana: “O museu foi desenvolvido a partir da particularidade do lugar”.

Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Aço, Viga
Foto: Marcelo Horn / GOVERJ - Fonte: Fotos Públicas

Em seu programa estão contempladas salas de exposição de longa e curta duração, espaços destinados à pesquisa, salas administrativas, salas para atividades didáticas, um teatro/cinema de 280 lugares, loja, cafeteria, restaurante panorâmico, bar/terraço, boate e um mirante. O prédio terá oito pavimentos, além de subsolo, térreo e terraço.

A museógrafa do MIS, Daniela Thomas, aponta que a expografia acompanha a inovação proposta pelo prédio: “Tem tantas coisas acontecendo nesse lugar. Tem uma arquitetura extraordinária que não é temática. É radical como você não vê no Rio, de um conceito transformado em prédio que fala o seguinte: todo mundo tem direito à vista de Copacabana. O MIS vai ser um dos lindos mirantes do Rio de Janeiro. E com todo esse conteúdo embalado pelos objetos museográficos que a gente está fazendo, o museu vai ser uma experiência inesquecível”.

Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Viga, Fachada
Foto: Marcelo Horn / GOVERJ - Fonte: Fotos Públicas

SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE

O cuidado e a preocupação com o meio ambiente permeiam todas as fases do projeto, que busca a certificação LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental, em português), que é concedida pelo Green Building Council. Tudo começou na demolição do prédio que ocupava originalmente o terreno onde está sendo construída a nova sede do museu. A demolição foi feita de forma seletiva e teve um índice de reciclagem e reaproveitamento de 99,81% dos materiais.

Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro - Viga, Fachada
Foto: Marcelo Horn / GOVERJ - Fonte: Fotos Públicas

Além da acessibilidade física do prédio, o MIS ganhará um projeto especial de acessibilidade ao conteúdo – a exemplo do que a Fundação Roberto Marinho implementou no Museu do Futebol, em São Paulo – com o auxílio de audioguias em três idiomas (português, inglês e espanhol), maquetes táteis, áudios e outras formas sensoriais para percepção de sua narrativa.

Fonte do texto: MIS Copacabana
Fonte das fotografias: Fotos Públicas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Atlântica, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Em Construção: MIS Copacabana / Diller Scofidio + Renfro" 03 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626648/em-construcao-mis-copacabana-diller-scofidio-mais-renfro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.