O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 10 equipes que querem mudar o mundo através da arquitetura

10 equipes que querem mudar o mundo através da arquitetura

10 equipes que querem mudar o mundo através da arquitetura
10 equipes que querem mudar o mundo através da arquitetura, © Pasi Aalto
© Pasi Aalto

A arquitetura tem um enorme poder de mudar o mundo. Diariamente os arquitetos tomam decisões que são muito mais determinantes  do que pensamos, nossos desenhos não apenas determinam a maneira que espacialmente habitamos a cidade e o território, mas que além disso definem socialmente quem somos, como nos relacionamos com as outras pessoas, quais possibilidades temos.

Uma série de escritórios ou instituições ao redor do mundo estão saindo de seu contexto imediato para voltarem-se para zonas e comunidades onde a boa arquitetura parece não chegar, desafiando os estilos e as lógicas de trabalho tradicionais para demonstrar que nossa influência, aplicada de forma solidária e colaborativa, realmente pode fazer uma grande diferença.

A seguir, 10 experiências inspiradoras.

ARQUITECTURA EXPANDIDA

Este coletivo tem centrado seu trabalho em bairros ocupados em Bogotá, Colômbia e fazem isso através de uma equipe interdisciplinar composta por arquitetos urbanistas, gestores culturais, projetistas, artistas e educadores. Seu trabalho se baseia na autogestão dos próprios cidadãos ao entrar em contato com os profissionais, que, em conjunto, são os detonadores de todo o processo. A ideia é que sejam os mesmos habitantes da cidade os que defendam seu direito de utilizar os espaços públicos "participando ativamente da gestão cultural, política e social de seu âmbito territorial, se relacionando em rede, aprendendo uns com os outros e gerando uma massa crítica".

Insistem além disso, em refletir em torno da legalidade vs. legitimidade da construção da cidade, em setores em que a lei tem bloqueado as possibilidades de desenvolvimento territorial por privilegiar outros temas que não entregam benefícios diretos às pessoas. Sua arquitetura busca defender o direito de reunião, o espaço público como lugar de encontro democrático.

Projetos destacados > Casa del Viento (Bogotá, Colômbia), Casa de la LLuvia [de Ideas] (Bogotá, Colômbia)

* Para apoiá-los no Facebook, clique aqui.

© Arquitectura Expandida
© Arquitectura Expandida

© Arquitectura Expandida © Arquitectura Expandida © Arquitectura Expandida © Arquitectura Expandida + 51

TYIN TEGNESTUE ARCHITECTS

Composta por Yashar Hanstad e Andreas Grøntvedt Gjertsen, este escritório se formou no ano de 2008, enquanto a dupla estudava na Universidade de Trondheim - NTNU, Noruega. A busca de sentido em sua profissão os impulsionou a viajar da fronteira entre a Tailândia e a Birmânia até os bosques da Sumatra, onde realizaram uma série de projetos exitosos para as comunidades locais.

TYIN Tegnestue enfatiza um processo fluido e aberto; uma arquitetura pragmática, onde o desenho e a construção andam juntos. A simplicidade nos detalhes e a total incorporação do usuário ao londo do processo, geram obras que são capazes de transcender o debate social através da produção de uma arquitetura atemporal, profundamente enraizada em seu contexto, e ainda sim, universal e replicável.

Projetos destacados > Casa Soe Ker Tie (Tailândia), Biblioteca Safe Haven (Myanmar), Baños Safe Haven (Myanmar), Linterna para la Comunidad Klong Toey (Tailândia), Boathouse (Noruega), La luz de Lista (Noruega)

* Siga eles no Facebook, no seguinte link.

© Pasi Aalto
© Pasi Aalto

Cortesia de TYIN tegnestue Architect © Pasi Aalto © Pasi Aalto © Pasi Aalto + 51

YANTALÓ PERÚ FOUNDATION

Este é um programa de voluntariado iniciado em 2005, que busca melhorar as condições de vida dos habitantes da região de Yantaló, no Peru. Como forma de apoio a este desafio, nasceu o projeto Yantaló Volunteer House, com a missão específica de potenciar e reafirmar o programa com base em obras construídas, fomentando a clara comunicação entre as partes e permitindo o intercambio de conhecimento dentro de um espaço físico que, em si mesmo, entregue lições de desenho para serem replicadas pela comunidade.

A casa para voluntários, atualmente em construção, centra seu desenho numa cobertura tipo 'mariposa' que coleta a abundante água da chuva da região e que busca ser replicada em novas casas para dar aos seus habitantes o poderoso recurso da água. A cobertura projetada pode inclusive ser adaptada a habitações já existentes.

Projeto destacado > Yantaló Volunteer House (Yantaló, Peru)

* Acompanhe o estado das obras no Facebook, no seguinte link.

Cortesia de  Yantaló Perú Foundation
Cortesia de Yantaló Perú Foundation

Cortesia de  Yantaló Perú Foundation Cortesia de  Yantaló Perú Foundation Cortesia de  Yantaló Perú Foundation Cortesia de  Yantaló Perú Foundation + 51

ORGANIZMO

Como eles mesmo se descrevem, este é um centro de desenho e capacitação em habitats sustentáveis focado no fortalecimento comunitário através dos saberes e recursos locais, que desenvolve modelos educativos baseados em técnicas de bio-construção e tecnologias alternativas.

Fundado em 2008 pela arquiteta Ana María Gutiérrez e o paisagista Itamar Sela, Organizmo desenvolveu uma série de tipologias de habitação acessível e projetos pilotos de espaços públicos, difundindo e transpassando seus conhecimentos através da experiência em obra.

Projeto destacado > Centro de desenho e capacitação / Área de proyectos MAPA (Cundinamarca, Colômbia)

* Sua página de Facebook, no seguinte link.

©  Juan Prieto
© Juan Prieto

Cortesia de Organizmo Cortesia de Organizmo Cortesia de Organizmo Cortesia de Organizmo + 51

PROJECT LITTLE DREAM

Em 2008, quinze estudantes universitários se uniram com o sonho de levar a educação às zonas mais desfavorecidas do mundo. Com base em Hong Kong, a organização projeta, construi e dirige escolas nas aldeias rurais de Takeo, Camboja, onde concentrou seus esforços. Hoje em dia, 530 crianças estudam nas três escolas construídas: Prey Run Village, Kh'na Rong Village e Thon Mun Village.

Sua área da arquitetura é conformada por uma equipe de estudantes de arquitetura e engenharia, em conjunto com trabalhadores voluntários do Camboja. Todos seus conhecimentos adquiridos são utilizados para reinventar as práticas locais de construção, minimizando a imposição cultural e apoiando o fortalecimento de sua própria identidade cultural.

Projeto destacado > Centro Comunitário Thon Mun (Camboja)

* Conheça mais sobre seu trabalho no link  para seu Facebook.

Cortesia de Project Little Dream
Cortesia de Project Little Dream

Cortesia de Project Little Dream Cortesia de Project Little Dream Cortesia de Project Little Dream Cortesia de Project Little Dream + 51

EARTHSHIP BIOTECTURE

"Fui à escola de Arquitetura de Cincinnati, segui todos os cursos, obtive meu diploma. Neste momento me dei conta que a Arquitetura de então não servia para nada. Não tinha nada a ver com o planeta, nem com as pessoas e o que elas precisam. Sou apaixonado por desenhar e construir, mas a profissão não está enfrentando os temas atuais. (...) O petróleo está acabando, a água, estamos no meio de um aquecimento global, a população está se expandindo. Precisamos fazer algo agora mesmo, amanhã de manhã!"

Assim é como Michael Reynolds -fundador da Earthship Biotecture- descreve a motivação que o levou a impulsar sua iniciativa sustentável ao redor do mundo. E graças à esta forte convicção, o movimento tem construído edifícios de diferentes usos e programas numa grande quantidade de países; comunidades autosuficientes e fora da rede que desafiam o estabelecido, levantadas com base em materiais reciclados e no trabalho em conjunto de todos os atores envolvidos.

Projetos destacados > Nave Tierra (Ushuaia, Argentina), Documental "Garbage Warrior"

* Revisa suas últimas obras no Facebook, clicando no link.

© Earthship Biotecture
© Earthship Biotecture

© Earthship Biotecture © Earthship Biotecture © Earthship Biotecture © Earthship Biotecture + 51

ESCUELA PARA LA VIDA

Escuela para la Vida nasceu no ano de 2004, com o objetivo de educar as crianças da aldeia de Montebello, em Cali, Colômbia. Depois de funcionar por um bom tempo em instalações precárias, há alguns anos começou a construção do "Colegio de las Aguas de Montebello”, compreendendo sete edifícios e uma ponte de Guadua, uma espécie de bambu local. O projeto está sendo levantado por jovens de Montebello e voluntários internacionais, capacitando sua comunidade de recursos escassos ao mesmo tempo que constroem seu colégio, sempre com critérios de desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental.

Através da experimentação material e construtiva, o complexo se converteu num laboratório de provas para seus arquitetos, engenheiros e construtores, resultando numa espécie de "museu da construção em Guadua", aberto para o mundo.

Projeto destacado > Colegio de las Aguas de Montebello (Cali, Colômbia)

* Acompanhe seu trabalho no Facebook através do link.

© Greta Tresserra
© Greta Tresserra

© Jamen Abu-Kathir © Greta Tresserra © Jamen Abu-Kathir © Greta Tresserra + 51

KÉRÉ ARCHITECTURE

Fundada em 2005, o escritório Kéré Architecture se esforça por satisfazer as necessidades educativas e culturais das comunidades em Burkina Faso e em outros países da África e Europa, através de práticas de construção sustentáveis.

Seus diferentes projetos incluem diretamente seus usuários no processo de desenho e construção, integrando os materiais, o conhecimento e as tecnologias locais para gerar soluções inovadoras e economicamente viáveis. * Assista aqui a entrevista que realizamos com Diébédo Francis Kéré

Projeto destacado > Biblioteca em Gando (Burkina Faso)

* Mais detalhes em sua página do Facebook, clicando no link.

Cortesia de Kere Architecture
Cortesia de Kere Architecture

Cortesia de Kere Architecture Cortesia de Kere Architecture Cortesia de Kere Architecture Cortesia de Kere Architecture + 51

GA COLLABORATIVE

Fundada em 2008, GA Collaborative é uma associação sem fins lucrativos composta por profissionais com experiência em projeto arquitetônico, paisagismo, o design industrial e as artes visuais, envolvidos com projetos em Albânia, Bangladesh, Burundi, Haiti, Sudão e Estados Unidos, variando em escala, programa e complexidade.

Declaradamente, sua missão é levar o valor de um bom desenho aos que não têm acesso a arquitetura. Seus integrantes acreditam firmemente na importância da pesquisa e no caráter artesanal no processo de desenho, e no enorme valor que tem o intercâmbio desse conhecimento e a experiência com os demais.

Projeto destacado > Projeto Aldeia Masoro (Ruanda)

* Acompanhe seu trabalho em sua página do Facebook através do link.

© GA Collaborative / 2013-2014
© GA Collaborative / 2013-2014

© GA Collaborative / 2013-2014 © GA Collaborative / 2013-2014 © GA Collaborative / 2013-2014 © GA Collaborative / 2013-2014 + 51

ARCHITECTURE FOR HUMANITY

Architecture For Humanity é uma das  maiores organizações sem fins lucrativos da atualidade. Suas equipes trabalham há mais de 15 anos construindo um futuro melhor através do poder de desenho, entregando serviços de arquitetura, planejamento e gestão de projetos, incluindo a gestão da construção e análise pós ocupação. Seu trabalho busca facilitar a participação comunitária através de cada projeto, reconhecendo que as soluções locais sempre entregam o caminho mais direto e eficiente para solucionar o problema inicial.

As equipes começam com uma necessidade, incluindo petições diretas da comunidade, a resposta à um desastre natural ou a intenção de resolver um problema global existente. A partir disto, é explorado o desafio através de um processo constante de colaboração.

Projetos destacados > Architecture For Humanity (Ao redor do mundo)

* Conheça suas diferentes obras em Facebook, clicando no link.

Cortesia de Architecture For Humanity
Cortesia de Architecture For Humanity

Cortesia de Architecture For Humanity Cortesia de Architecture For Humanity Cortesia de Architecture For Humanity Cortesia de Architecture For Humanity + 51

*Conhece alguma iniciativa parecida? Te convidamos a compartilhar sua experiência conosco aqui.

Cita: Tomás, José. "10 equipes que querem mudar o mundo através da arquitetura" [10 equipos que quieren cambiar el mundo a través de la arquitectura] 30 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626183/10-equipes-que-querem-mudar-o-mundo-atraves-da-arquitetura> ISSN 0719-8906
Ler comentários