3º Seminário Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design: Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar

A Arquitetura é a marca definitiva da ação do homem sobre o ambiente. Ela torna-se, sem dúvida, o receptáculo privilegiado de um tempo significativo: como memória viva das culturas que a produziram, celebra os acontecimentos e as instituições importantes e, ao mesmo tempo, traduz uma visão do cosmos que impõe ao espaço indiferenciado a ordem humana traduzida por um modo específico de estar e de ser.  

Essa é a maneira do espaço do homem se diferenciar do espaço "natural". Mas, se a Arquitetura fornece ao homem lugares de residência que definem um habitat artificial, um ambiente humanizado que serve de palco à sua vida quotidiana, é certamente na expressão arquitetônica de uma região ou de um modo de construir ligado a uma economia que poderemos distinguir as suas manifestações mais genuínas. 

E, assim, essa manifestação, que surge sempre vinculada a um espaço real e àquelas condições de sobrevivência dependendo sobretudo de uma apropriação culturalizada desse espaço, torna-se o testemunho vivo de uma maneira de estar no mundo específica. 

Por tudo isto, justificar-se-á sempre olharmos detidamente para as “arquiteturas do mar”, como resultado de uma fixação ribeirinha, as “arquiteturas da terra”, como origem de toda a atividade construtiva e as “arquiteturas do ar”, como sonho babélico da capacidade empreendedora humana.

O 3º Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, "Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar", acontece de 13 a 15 de outubro na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e é organizado pelas escolas de arquitetura portuguesas que integram a Academia.

Temas abordados no Seminário

  • Arquitetura e Memória
  • Cidades desejadas e sonhadas
  • Eco-Arquiteturas
  • As ordens do território
  • Economia do ambiente
  • Ideias de amanhã

Para mais informações e inscrições, acesse a página da Academia. Os pedidos de esclarecimento devem ser enviados para o endereço geral@aeaulp.com. O diploma do seminário será validado por todas as escolas portuguesas que integram a comissão organizadora.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " 3º Seminário Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design: Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar " 26 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626019/3o-seminario-internacional-de-arquitetura-urbanismo-e-design-arquiteturas-do-mar-da-terra-e-do-ar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.