Dois escritórios representam o Chile na exposição "Time Space Existence"

Os dois únicos arquitetos chilenos escolhidos por Rem Koolhaas para participar do Evento Paralelo "Time Space Existence" na Bienal de Veneza 2014 foram Ortuzar & Gebauer e Simonetti & Stewart.Os escritórios se uniram para apresentar dois projetos singulares - um hotel sobre palafitas e um edifício de escritórios de planta livre - que marcam o início do processo de renovação em duas regiões distintas. A exposição, que permanece aberta até 23 de novembro deste ano, aborda o modo como os arquitetos influenciam nossa experiência cotidiana através do nosso entendimento de tempo e espaço. Continue lendo para saber mais sobre a contribuição da equipe chilena no evento.

O projeto Palafito del Mar Hotel de Ortuzar & Gebauer, localizado em Castro, Chile, é uma abordagem nova às tradicionais casas sobre palafitas que caracterizam a região. O hotel é uma colagem de cinco ambientes cujas formas, cores e texturas respondem ao entorno. Uma claraboia linear conecta esses espaços e conduz à área de recepção do público, com vista para o mar Castro. O projeto, que demonstra a importância de reconhecer e celebrar elementos característicos do entorno, se desdobrou em outros projetos sobre palafitas realizados pelo escritório.

A obra Costanera Lyon II em Providencia, Santiago, de Simionetti & Stewart, marca o início da renovação urbana da região através de conclusão da Plaza del Sol, uma passagem datada de 1978. A rígida estrutura de concreto armado permite que as cargas verticais e eventuais esforços originados por abalos sísmicos sejam transmitidos pelas fachadas até as fundações - liberando completamente os pavimentos. A estrutura de concreto também desempenha um importante papel de inércia térmica, reduzindo a dependência de sistemas de condicionamento de ar e, portanto, o consumo de energia.

Cortesia de Ortuzar & Gebauer e Simonetti & Stewart

Estudantes de arquitetura da Universidad del Desarrollo competiram para projetar um elemento informativo para a exposição dos arquitetos chilenos. A equipe vencedora propôs um sistema de painéis intertravados composto por 132 "ladrilhos" de MDF,  cada um com exibindo informações relevantes sobre os dois projetos. 

Cortesia de Ortuzar & Gebauer e Simonetti & Stewart

Videos cortesia de Pablo Casals-Aguirre.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Whelan, Jennifer. "Dois escritórios representam o Chile na exposição "Time Space Existence"" [Two Architecture Firms Represent Chile at Time Space Existence Exhibition] 12 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625779/dois-escritorios-representam-o-chile-na-exposicao-time-space-existence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.