House in a Wall / Sérgio Koch

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 2 de 23House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 3 de 23House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 4 de 23House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 1 de 23House in a Wall / Sérgio Koch - Mais Imagens+ 18

Porto, Portugal
  • Arquitetos: Sérgio Koch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  510
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 16 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa se localiza numa esquina, ladeada por empenas de pedra que foram restauradas à suas alturas originais. Buscou-se mantê-las como elementos simbólicos da cidade, reforçados pelo fato de que a casa não ultrapassa a altura das empenas. A residência se desenvolvem num único pavimento e "dentro das paredes".

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 2 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

A diferença de cota entre as duas ruas permite que a entrada se dê no local mais favorável, evitando grandes movimentos de terra e conflitos com uma possível conexão com a rua abaixo, de tráfego mais intenso.

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 10 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

O acesso principal ocorre através de um pátio interno que funciona como um elemento de separação em relação aos edifícios ao leste e dá acesso à garagem e à entrada da casa.

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 20 de 23
Planta baixa

A altura das empenas externas permite apenas a visão do céu e das copas das árvores que crescem além do limite físico da parede mineral, reforçando a privacidade da casa.

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 11 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

A casa é dividida internamente em 3 quartos com seus próprios banheiros, uma área de estar, uma cozinha e um escritório. 

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 22 de 23
Corte

Com exceção de um ambiente que se abre para um segundo pátio interno, todos os outros espaços se voltam para o jardim oeste, onde se localiza a piscina interna.

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 17 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

O subsolo serve como sala de jogos e recebe iluminação natural através de uma claraboia. A piscina, localizada na porção oeste do terreno, se comunica com o subsolo através de um corredor, permitindo seu uso durante todo o ano. 

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 4 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

A extensão da sala de estar - definida por grandes panos de vidro - permite o contato com o jardim e incorpora o espaço externo aos ambientes internos da casa.

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 13 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

As aberturas dos quartos, com janelas de dimensões mais contidas, agem como molduras, enquadrando elementos e composições do jardim.

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 21 de 23
Corte

O jardim, espaço dominante, se faz presente na maioria dos usos cotidianos da casa.

House in a Wall / Sérgio Koch - Imagem 15 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "House in a Wall / Sérgio Koch" [House in a Wall / Sergio Koch] 20 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625753/house-in-a-wall-sergio-koch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.