Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação

Construída, escrita ou desenhada, a obra do arquiteto, teórico e educador americano Peter Eisenman (nascido em 11 de agosto de 1932) é caracterizada pelo desconstrutivismo e por seu interesse pelos signos, símbolos e processos significação.

Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Imagem 2 de 5Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Imagem 3 de 5Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Imagem 4 de 5Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Imagem 5 de 5Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Mais Imagens

Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Imagem 2 de 5
Memorial to the Murdered Jews of Europe / Eisenman Architects. Image Courtesy of Vladimir Belogolovsky

Formado em arquitetura pelas universidades Cornell e Columbia e com PhD na Universidade de Cambridge, Eisenman alcançou a fama no final dos anos 60, como parte do New York Five, um grupo que compartilhava o interesse pela pureza da forma arquitetônica, formado por Eisenman, Michael Graves, Richard Meier, John Hejduk e Charles Gwathmey. Também fundou o Institute for Architecture and Urban Studies (IAUS), um think tank internacional sediado em Nova York que se tornou o mais importante centro de debate arquitetônico dos EUA nos anos 70.

Eisenman é um dos maiores teóricos da arquitetura do século XX. É, também, uma figura controversa, tendo mostrado desinteresse por muitas das preocupações mais pragmáticas abordadas por outros profissionais.

Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Imagem 3 de 5
Cidade da Cultura da Galícia / Eisenman Architects. Cortesia de Eisenman Architects

Sobre sua ideia de arquitetura, Eisenman comenta:

Trata-se de interromper qualquer comunicação e situar dentro da própria arquitetura um dispositivo que faz com que você reaja emocional, fisica e intelectualmente. Sem representação. Minha arquitetura não significa nada. Mas a experiência é outra coisa.

Em 2004, Eisenman recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na Bienal de Arquitetura de Veneza e foi homenageado com o Prêmio Wolf Foundation nas Artes em 2010. Em 2014, recebeu o Piranesi Prix de Rome por conquistas na carreira, concedido pela Accademia Adrianea di Architettura e Archeologia.

Dada sua influência significativa na profissão, Eisenman construiu surpreendentemente pouco. Todavia, os edifícios que realizou costumam ser incrivelmente densos em sua base ideológica – manifestos congelados de sua teoria. Como fundador e diretor do escritório Eisenman Architects, suas obras mais importantes são a Casa VI, o Centro Wexner para as Artes, o Memorial dos Judeus Assassinados da Europa e a Cidade da Cultura da Galícia.

Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação - Imagem 4 de 5
Construction of the City of Culture of Galicia in Spain (taken 2006). Image Courtesy of Eisenman Architects
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Peter Eisenman: desconstrução da prática, teoria e educação" [Peter Eisenman: Architect, Theorist and Educator Marked by Deconstructivism] 11 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625349/em-foco-peter-eisenman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.