"Sufficiency" – Pavilhão da Malásia na Bienal de Veneza 2014

O Pavilhão da Malásia na Bienal de Veneza 2014 foca na ideia de suficiência e seu papel em criar uma arquitetura sustentável e modesta.

Num comunicado, um dos curadores do pavilhão, Lim Teng Ngiom, comenta que "ao passo que suficiência sugere uma escala de vida modesta, porém adequada, o conceito pode ser reduzido a apenas o necessário exigido para a sobrevivência de uma pessoa ou coletivo. Quando relacionado com a sustentabilidade, o termo pode ser definido pela pegada de carbono ou, na construção, ele pode sugerir a pegada mínima para uma estrutura otimizada."

Para representar a ideia de suficiência, os curadores optaram por expor trabalhos de gaiolas desmontáveis que apresentam "apenas o espaço necessário para a existência." Diversas gaiolas de animais são unidas para formar uma viga suspensa, criando um "componente fundamental da arquitetura." 

Veja algumas fotografias do pavilhão e o comentário dos curadores, a seguir...

Sufficiency. Pavilhão da Malásia na Bienal de Veneza 2014. Image © Nico Saieh

Do Catálogo Oficial da 14ª Exposição Internacional de Arquitetura: Sufficiency / sə’fiSHənsē/, 1. A condição ou qualidade de ser suficiente, 2. Uma quantidade ou montante adequado, 3. Um escala de vida modesta mas adequada. O estado de autossuficiência, onde apenas o necessário é exigido para a sobrevivência. Suficiência leva à sustentabilidade num esforço para reduzir a pegada de carbono - assinalando uma aventura num modo de vida suficiente e o surgimento de uma nova civilização ecológica asiática. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. ""Sufficiency" – Pavilhão da Malásia na Bienal de Veneza 2014" [Sufficiency – Inside the Malaysia Pavilion at the 2014 Venice Biennale] 05 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625170/sufficiency-pavilhao-da-malasia-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.