O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Faixas exclusivas reduzem em média 38 minutos por dia o tempo de viagem de quem usa transporte público em São Paulo

Faixas exclusivas reduzem em média 38 minutos por dia o tempo de viagem de quem usa transporte público em São Paulo

Faixas exclusivas reduzem em média 38 minutos por dia o tempo de viagem de quem usa transporte público em São Paulo
Faixas exclusivas reduzem em média 38 minutos por dia o tempo de viagem de quem usa transporte público em São Paulo, Faixa exclusiva na Av. 23 de Maio, São Paulo. Foto: reprodução/CBN. Cortesia de The CityFix Brasil
Faixa exclusiva na Av. 23 de Maio, São Paulo. Foto: reprodução/CBN. Cortesia de The CityFix Brasil

Um estudo realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo sobre a influência das faixas de trânsito exclusivas mostra que aqueles que optaram pelo transporte público coletivo deixaram de gastar diariamente 38 minutos no trânsito.

Para chegar a esse valor o CET analisou a rotina de deslocamentos de aproximadamente 3 milhões de usuários do transporte coletivo. A cifra (38 minutos) pode parecer, à primeira vista, singela, porém, o total de tempo “economizado” no trânsito (apenas pelos usuários analisados) alcança 1,9 milhões de horas por dia, tempo que pode ser melhor aproveitado e certamente gera implicações econômicas e sociais.

A análise levou em consideração as velocidades médias praticadas nas faixas exclusivas, o tempo de deslocamento dos paulistanos dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas vias - antes e após a implantação das faixas.

O índice de aprovação das faixas exclusivas vem aumentando e já alcança 84%. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha, dentre os usuários de transporte coletivo essa cifra é de 87%, já entre aqueles que se deslocam de carro a taxa de aprovação é de 70%. Para 64% dos entrevistados a implantação das faixas exclusivas de ônibus melhorou o trânsito na cidade.

Outro aspecto que pode ser relacionado à implementação das faixas exclusivas é a diminuição do número de reclamações sobre o transporte coletivo em 2013. Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, entre os meses de novembro de 2012 e 2013 o número de reclamações recebidas pela São Paulo Transportes caiu de 10.461 para 8.442. Segundo a SMT, a reorganização de algumas linhas e o aumento da fiscalização melhoraram a qualidade do serviço, o que levou, consequentemente, à redução das reclamações.

Em vista desses desdobramentos positivos da implementação das faixas exclusivas para ônibus em São Paulo, talvez a consequência mais importante seja o aumento do número de usuários do sistema de transporte coletivo, que, segundo a STM, vinha caindo nos últimos anos.

Referências: Prefeitura de São Paulospbancarios

Cita: Romullo Baratto. "Faixas exclusivas reduzem em média 38 minutos por dia o tempo de viagem de quem usa transporte público em São Paulo" 04 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625107/faixas-exclusivas-reduzem-em-media-38-minutos-por-dia-o-tempo-de-viagem-de-quem-usa-transporte-publico-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906
Ler comentários