Assista ao vivo à programação do Arq.Futuro em Piracicaba

Plataforma de discussão em arquitetura e urbanismo, o Arq.Futuro ocorre pela primeira vez fora do circuito das capitais brasileiras. Em sua segunda edição deste ano, ele se transfere para Piracicaba, a 200 km de São Paulo, com uma programação de palestras e debates organizada ao longo de dois dias: hoje, 4 de agosto, e amanhã.

O Arq.Futuro foca no tema “A Cidade e a Água” em suas edições de 2014. Protagonista de reconhecidas transformações urbanas, a cidade de Piracicaba há anos vem dando atenção especial à gestão das águas e seus desafios. Daí a oportunidade de sediar este Arq.Futuro, que, por sua vez, envolverá a participação não só de representantes dos municípios da região, mas também de especialistas brasileiros e estrangeiros.

Assista, no vídeo acima, à programação ao vivo do Arq.Futuro em Piracicaba!

O evento será realizado no Teatro do Engenho, um antigo galpão industrial restaurado pelo arquiteto Marcelo Ferraz, e discutirá questões como gestão e governança dos recursos hídricos, saneamento, política habitacional, patrimônio histórico e valorização urbana. As palestras dirigem-se não apenas a profissionais e estudantes, mas a um público amplo, interessado em temas como cidadania, sustentabilidade, mobilidade e políticas habitacionais. 

Entre os convidados estão o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; o empresário Rubens Ometto, presidente do grupo Cosan e do conselho de administração da empresa Raízen; Gesner de Oliveira, ex-presidente da Sabesp e diretor da consultoria GO Associados; Luis Roberto Moretti, secretário-executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); Lauro Pinotti, urbanista e diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP); e Weber Amaral, PhD pela Universidade de Harvard, professor da Esalq/USP e representante brasileiro no UN Global Compact Program. 

O evento também contará com a participação de Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo, Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, e Inês Magalhães, Secretária Nacional de Habitação. Para discutir o uso de novas tecnologias no desenvolvimento urbano, o Arq.Futuro convidou o arquiteto italiano Carlo Ratti, diretor do City Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Pablo Ernesto Larrieux, diretor do Centro de Inovação da Telefónica; e o advogado e especialista em tecnologia da informação Pablo Cerdeira, também coordenador de big data da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ainda na programação, Martin Corollun, do escritório Metro Arquitetos, de São Paulo, falará sobre o uso da água em projetos arquitetônicos. Já Fábio Magalhães, museólogo responsável pelo conceito do futuro Museu do Açúcar de Piracicaba, conduz debate sobre patrimônio histórico e valorização urbana. De Portugal, participam o arquiteto Carlos Prata e o engenheiro José Pedro Matos Fernandes, um dos responsáveis pelo projeto Águas do Porto.

O evento Arq.Futuro Piracicaba – A Cidade e a Água é uma correalização de BEĨ+, Prefeitura de Piracicaba e IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), com patrocínio de Raízen e UNEAR.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Assista ao vivo à programação do Arq.Futuro em Piracicaba " 05 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625096/assista-ao-vivo-a-programacao-do-arq-ponto-futuro-em-piracicaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.