Proposta de um arranha-céu em Londres que cresce à medida que seus habitantes reciclam seus resíduos

Inspirado pelo crescimento vegetal e pelos andaimes de bambu usados em diversas regiões da Ásia, Thomas Corbasson e VS-A desenvolveram uma proposta conceitual de um arranha-céu em Londres que incorpora os resíduos produzidos por seus moradores. O edifício continuará crescendo verticalmente à medida que os resíduos de vidro e papel necessários para a construção forem sendo descartados pelos habitantes da estrutura. Estima-se que em um ano seria produzida a quantidade de material reciclado necessária para as fachadas do edifício. A proposta foi premiada com uma Menção Especial na competição Skyscapers and SuperSkyscapers.

Diagrama de crescimento. Cortesia de Chartier Corbassons architectes

Como todos os arranha-céus, este projeto requer andaimes para sua construção, porém, neste caso, estes andaimes serão incorporados à estética do edifício. Tubos pré-fabricados serão acoplados ao exterior e acompanharão o crescimento do edifício, permitindo que novos componentes sejam instalados com o passar do tempo. Os tubos do andaime serão ocos, minimizando a carga e os esforços do vento, e terão todos os mesmo tamanho, dispensando o trabalho que os operários teriam para cortar cada tubo no tamanho ideal. 

Detalhe do andaime. Cortesia de Chartier Corbassons architectes

O edifício será equipado com uma central de reciclagem em seu pavimento superior, assim,  o material de construção é produzido o mais próximo possível do local onde será utilizado. As áreas de coleta e triagem ocuparão o pavimento inferior e serão conectadas à central de reciclagem através de elevadores. 

Corte programático. Cortesia de Chartier Corbassons architectes

A torre seria localizada próximo aos sistemas de transporte público de Londres.

  • Arquitetos

  • Localização

    Londres, Reino Unido
  • Arquiteto responsável

    Thomas Corbasson
  • Equipe de projeto

    VS-A
  • Fotografias

    Courtesy of Chartier Corbassons architectes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Walker, Connor. "Proposta de um arranha-céu em Londres que cresce à medida que seus habitantes reciclam seus resíduos" [Organic London Skyscraper Grows as Residents Recycle] 02 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625051/proposta-de-um-arranha-ceu-em-londres-que-cresce-a-medida-que-seus-habitantes-reciclam-seus-residuos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.