Revitalização da paisagem portuária de Porto Alegre

Porto alegre está prestes a ver o início das obras de construção do Complexo Cais Mauá, um projeto desenvolvido pelo escritório Jaime Lerner Associados, juntamente com o espanhol b720 Fermín Vázquez Arquitetos, e coordenado pelo VRP Arquitetura, de Porto Alegre.

A proposta engloba a recuperação de 11 armazéns industriais localizados na orla do rio Guaíba, construídos entre 1917 e 1927, prevendo novos usos para as antigas estruturas, como espaços de lazer, cultura, gastronomia, serviços e comércios.

Além dos elementos construídos, o complexo envolve a construção de nove praças que contarão com uma variedade de equipamentos públicos, de bicicletários a aparelhos de ginástica. O empreendimento, encabeçado pela empresa Cais Mauá do Brasil, reativará essa importante parte de Porto Alegre, destinando-a a moradores e turistas.

As edificações do Cais Mauá receberão estabelecimentos gastronômicos, culturais, de serviços, moda, decoração e design. Foto: Divulgação. Cortesia de clicrbs

Em busca de inspiração, um grupo de executivos da Cais Mauá, acompanhado por uma equipe técnica, visitou intervenções semelhantes realizadas em outras partes do mundo, como por exemplo o Victoria & Alfred Waterfront (Cidade do Cabo), Porto Antico (Gênova), Inner Harbor (Baltimore) e Port Vell (Barcelona).

O início das obras está previsto para o fim deste ano e os trabalhos tratarão, dentre outras coisas, da recuperação das características originais da zona portuária e dos galpões, que foram construídos com estruturas metálicas importadas de Paris e são, hoje, protegidos pelo patrimônio histórico em nível municipal (Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural – EPHAC) e federal (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN).

Visualmente os armazéns manterão seus traços originais; a cor amarela permanecerá, bem como as alturas internas, que variam de 7 a 10 metros. As leis de tombamento também protegem a pavimentação externa, em paralelepípedos de granito. As intervenções internas envolvem a construção de mezaninos que criarão novas organizações espaciais para a antiga envoltória.

Para saber mais sobre o projeto do Complexo Cais Mauá, clique aqui.

Referência: clicrbs

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Revitalização da paisagem portuária de Porto Alegre" 01 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625015/revitalizacao-da-paisagem-portuaria-de-porto-alegre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.