“The Looper”: Uma estufa flutuante que atua na limpeza das águas fluviais

Apresentamos a seguir o projeto “The Looper”, desenvolvido pelo escritório RTKL, que dá um passo adiante nas práticas da arquitetura urbana com a proposta de uma estufa flutuante capaz de descontaminar rios e lagos.

Em outubro de 2013 a equipe do RTKL apresentou o The Looper no concurso snoLEAF BIG! Green Greenhouse que buscava novas propostas para o cultivo de alimentos orgânicos nas cidades que cumprissem com as normas estabelecidas pelo The Living Building Challenge - que tem como princípio de certificação a premissa de que o edifício ajude a restaurar o entorno natural de onde está construído.

Nesse contexto, ao invés de projetar um edifício em uma zona industrial abandonada ou qualquer outro lugar da cidade, o escritório RTKL optou por ir além e tomou como meta a descontaminação de todo um rio.

Cortesia © RTKL

Assim, o estúdio projetou o The Looper sobre o rio Snohomish - que atravessa parte do estado de Washington, EUA – buscando aumentar a superfície cultivável da cidade homônima e, ao mesmo tempo, incumbindo as novas plantas de parte da limpeza e manutenção do rio.

Cortesia © RTKL

Através de uma plataforma que funciona como uma barca fluvial, a estufa recolhe a água do rio, que passa através de filtros e é, então, devolvida limpa. Desta forma, o projeto reduz as altas taxas de energia associadas às estufas, segundo explica o RTKL, e alcança independência energética total.

Cortesia © RTKL

Por ser uma barcaça, o The Looper pode navegar pelo rio, atracando em diferentes áreas para realizar a limpeza das águas.

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“The Looper”: Uma estufa flutuante que atua na limpeza das águas fluviais" 01 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625005/the-looper-uma-estufa-flutuante-que-atua-na-limpeza-das-aguas-fluviais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.