Sede da Associação Turca de Empreiteiros / AVCI Architects

Sede da Associação Turca de Empreiteiros  / AVCI Architects  - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: AVCI Architects ; AVCI Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7138
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yunus Özkazanç
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GKD Metal Fabrics
  • Equipe De Projeto: Selçuk Avcı, Burak Ünder, Buşra Al, Markus Lehto, Begüm Tırpancı, Tuğba Öztürk, Tayfun Aksoy
  • Gerência De Projeto E Supervisão: IMS Mühendislik Danışmanlık
  • Consultor De Sustentabilidade: Atelier Ten
  • Projeto De Interiores: Deniz Nar, Begüm Tırpancı (AVCI Architects)
  • Projeto Paisagístico: Arzu Nuhoğlu Peyzaj Tasarım
  • Empreiteiro Chefe: Mesa Mesken Sanayii
  • Gerente De Projeto: Ozan Turhan
  • Projeto De Estática: Ural Mühendislik
  • Projeto Mecânico: Atelier Ten, Okutan Mühendislik
  • Projeto Elétrico: Yurdakul Elektrik
  • Projeto De Escoramento: İksa Mühendislik
  • Projeto De Infraestrutura: Kadim Mühendislik
  • Projeto De Segurança Contra Incêndios: Karina Tasarım
  • Projeto Acústico: Mezzo Tasarım
  • Consultor Leed: Dr. Duygu Erten, Turkeco İnşaat
  • Mobiliário: Nurus
  • Construção: Betonarme
  • Cidade: Ankara
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
© Yunus Özkazanç

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi o resultado de um concurso com um edital que enfatizava abordagens de projetos ambientais. Assim, a equipe de projeto criada era, desde o princípio, um grupo multidisciplinar, tanto local quanto internacional, que incluiu o Atelier Ten de Londres como engenheiros ambientais. O edifício concluído já é considerado como um mostruário de design ambiental de ponta, o que elevou o padrão, não só para os designers e clientes em Ankara, mas na Turquia como um todo. Na verdade esse prédio não iria se encontrar fora do lugar, mesmo nas ruas de Londres ou Nova York.

© Yunus Özkazanç

O edital em muitos aspectos, é típico de um prédio de sede, que abriga essencialmente uma associação de empreiteiros, que representam o crème de la crème da indústria da construção na Turquia. Estes mesmos empreiteiros instituem 33 dos maiores contratantes principais da Turquia que ficam em segundo apenas em relação à China no mundo. Os EUA detém a terceira posição. O edifício portanto é concebido como um mostruário de capacidades dos empreiteiros turcos e é tido como um exemplo do que se trata a indústria. Portanto a agenda para estabelecer-se também como a instituição mais ambientalmente responsável na Turquia faz da Associação Turca de Empreiteiros uma proposta única neste mercado. As funções incluem, além de escritórios para a administração e orientação, uma série de elementos públicos, tais como uma sala de conferências e áreas de exposição, bem como uma biblioteca de recursos para os visitantes da associação.

© Yunus Özkazanç

O edifício se articula para revelar estas funções, e está organizado de forma a refletir isso com a maior transparência possível para o mundo exterior. A medida que você se move para cima do prédio a partir do térreo, os graus de privacidade são crescentes de conforme exigido pelo programa que coloca esses elementos em uma hierarquia natural, colocando no topo a sala mais privada, e na parte inferior as exposições e conferências públicas. O átrio cortando a massa revela por outro lado, todas estas funções, ao se adentrar a edificação, ao mesmo tempo que liga o edifício ao nível da rua para o domínio público e sobe ao topo do conjunto, também atua como um dispositivo de ventilação natural para todos os espaços públicos abertos. O princípio básico da associação de transparência institucional tanto conceitual e estrutural define o projeto desde o início.

Floor Plan -3

Um labirinto de resfriamento no subsolo é empregado para explorar a variação de temperatura do clima local de Ankara, que no verão indica uma diferença de 15 a 20 graus entre a noite e o dia. Utilizando a massa térmica, esse sistema otimiza a performance ambiental da edificação para manter o conforto dos ocupantes em resposta às trocas de temperatura no exterior enquanto reduz a demanda de energia.

© Yunus Özkazanç

Durante a noite, o ar resfriado do lado de fora, é levado através das passagens do labirinto para alcançar uma redução de temperatura através de todo o sistema de células do labirinto. Isso armazena o "resfriamento" de forma efetiva para o próximo dia, quando este ar resfriado naturalmente é distribuído. Durante o inverno, o calor do solo é utilizado para aquecer passivamente o ar do dia. Tubos de aço galvanizado de 150 milímetros de diâmetro são colocados dentro da massa das lajes de concreto para fornecer ar para vigas refrigeradas colocadas sob tetos de concreto exposto. A massa estrutural das superfícies do edifício é, portanto, utilizada para tirar vantagem da sua massa térmica, absorvendo o "resfriamento" desses tubos conforme circulam através das vigas refrigeradas. Estas unidades são colocadas em uma configuração otimizada dentro de escritórios e espaços, e funcionam também como fontes de luz iluminando tanto para cima bem como para baixo.

© Yunus Özkazanç

O revestimento externo é feito de duas camadas; a primeira de vidro a vidro sem ou de vidro para um sistema de painéis de fachada de metal. A segunda é uma camada em malha de aço inoxidável para sombreamento. A delicadeza deste sistema em tela permite aos ocupantes a permanecer em contato com a vista para o exterior, dando uma densidade sensível à malha variando de acordo com orientação solar e, portanto, a exposição à luz solar. Durante o dia a tela permite que as massas funcionais sejam articuladas, enquanto à noite o edifício iluminado internamente revela o todo, tornando-se, em um instante, uma espécie de vela moderna que brilha graciosamente à noite. Esta transparência convida e permite manter uma forte relação com o mundo exterior reforçando essa relação com o domínio público.

© Yunus Özkazanç

Internamente e externamente, uma ênfase é colocada no uso de materiais naturais, como madeira e pedra, o que causa um contraste com as superfícies relativamente duras do concreto exposto. A iluminação é o aspecto mais crítico do interior, já que é utilizada para iluminar estas superfícies diretamente e indiretamente. Naturalmente todos os materiais que são usados são recursos locais, escolhidos para minimizar o impacto ambiental.

West Elevation

Mármore dos arredores da cidade de Kastamonu é utilizado nas fachadas norte e noroeste da edificação como um sistema de revestimento contra a chuva. As articulações entre os painéis de pedra, que estão penduradas a partir da estrutura de concreto com um sistema de fixação de aço galvanizado, são deixadas abertas para permitir a drenagem da chuva através da fachada e para fora. Este detalhamento aberto nos permite criar um detalhe altamente preciso e nítido entre os painéis de pedra. À pedra é dado um acabamento rugoso que expõe as estruturas fósseis por trás das camadas superficiais e dá uma sensação orgânica ao tratamento fachada que contrasta com os acabamentos refinados e precisos dos elementos de vidro, metal e aço inoxidável.

© Yunus Özkazanç

Em todas as superfícies térreas é utilizada externamente uma pedra basáltica escura. Novamente o basálto possui um acabamento com pátina para dar à pedra uma aparência natural. A seleção de pedras escuras faz o resto da edificação flutuar sobre o chão ao mesmo tempo que dá ao todo uma base natural.

© Yunus Özkazanç

Internamente os materiais são escolhidos para contrastar com a utilização de estruturas metálicas, que são tingidas de um cinza escuro antracito metálico, enquanto a superfície das paredes tem acabamento em painéis folheados de nogueira, e painéis de vidro acústico branco. O uso de superfícies de pedra continua nas áreas públicas do térreo, na forma de pedra polida de Afyon, em grandes painéis para dar uma sensação de terem sido esculpidas de um grande pedaço de pedra. Este elemento continua na escadaria principal no átrio.

© Yunus Özkazanç

Painéis solares, células fotovoltaicas, bicicletários, estações de reciclagem, e reciclagem de água cinza e ad chuva são algumas das características ambientais da edificação.

Longitudinal Section 1

O projeto candidato ao Certificado LEED Platina é um esforço integrado de projeto coordenado até o último detalhe com experimentação e estudo baseado em métodos de projeto/desenvolvimento e encorajando a utilização de materiais locais e assim contribuindo para uma das mais tradicionais indústrias da Turquia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ankara/Ankara Province, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Associação Turca de Empreiteiros / AVCI Architects " [Turkish Contractor's Associaton HQ / AVCI Architects ] 31 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624966/sede-da-associacao-turca-de-empreiteiros-avci-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.