Exposição "Pensamento Circular" sobre o design brasileiro, no MUBA

O Museu Belas Artes de São Paulo abre a partir de 8 de agosto a exposição “Pensamento Circular”, que integrará a agenda do festival Design Weekend. Projetados por designers brasileiros desde os anos 1920, cerca de 35 móveis e luminárias empregam o círculo de maneira peculiar. Criações de mestres como Flávio de Carvalho (1899-1973), Lina Bo Bardi (1914-1992) e Sergio Rodrigues juntam-se às de outros importantes nomes. Há tanto consagrados, como Fernando e Humberto Campana, Claudia Moreira Salles, Fernando Prado e Domingos Tótora, quanto da nova geração, caso de Zanini de Zanine, Rodrigo Almeida e Carol Gay.

Banco Vitória Régia (2002). Projeto de Fernando e Humberto Campana, de aço, pedaços descartados de tecidos, tapetes, forrações e EVA coloridos. Cortesia do Estúdio Campana. Fotografia por Calazans Estúdio_menor

Por meio desse recorte inusitado, os jornalistas Regina Galvão e Roberto Abolafio Junior, curadores do evento, pretendem retratar o desenvolvimento do design brasileiro, caracterizado pela diversidade. Em meio à cenografia, com consultoria do arquiteto Décio Navarro, será possível conferir os diferentes processos criativos dos profissionais, que lançam mão de materiais variados: de madeira a concreto, de fibra de vidro a bambu, de mármore a colheres de pau. Além disso, peças industrializadas unem-se a outras menos ou mais artesanais, em que há exemplos de reciclagem e produção sustentável, entre outras surpresas.  

Poltrona Raio 23 (1989). Projeto de Fulvio Nanni Jr. (1952-1995). Madeira maciça com acabamento folheado. Imagem cortesia de MuBA

Sobre o MUBA: Organizado em 2007, o Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) é vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo pela mesma mantenedora, a FEBASP Associação Civil. Tem por objetivos documentar o desenvolvimento das Artes, da Comunicação, da Arquitetura e do Design mediante a organização de mostras e manutenção permanente de exposição relacionadas à arte contemporânea e àquelas de caráter histórico e, também, às atividades culturais viabilizando o contato do público com a arte, além de organizar, conservar e expor os elementos tradicionais relativos à memória da instituição.

Concebido também como museu universitário, o muBA encontra na pesquisa um de seus grandes compromissos, envolvendo alunos, professores e pesquisadores e se reafirma como difusor de produção cultural, acadêmica e científica. 

“PENSAMENTO CIRCULAR”

  • Visitação: 08/08 a 30/08; seg. a sex., das 10h às 20h / Sáb., das 10h às 16h
  • Local: Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) – Sede
  • Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo – SP
  • Entrada gratuita
  • Contato: 55 11 5576 7300 / muba@belasartes.br

  • Título

    Exposição "Pensamento Circular"
  • Website

  • Organizadores

  • De

    08 de Agosto de 2014 10:00 AM
  • Até

    30 de Agosto de 2014 04:00 PM
  • Onde

    MUBA - Museu Belas Artes de São Paulo
  • Endereço

    Rua Doutor Álvaro Alvim, 76 - Vila Mariana, São Paulo - São Paulo, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Pensamento Circular" sobre o design brasileiro, no MUBA" 26 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624573/exposicao-pensamento-circular-sobre-o-design-brasileiro-no-muba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.