Mercat Calafell / Batlleiroig

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 2 de 22Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 3 de 22Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 4 de 22Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 5 de 22Mercat Calafell / Batlleiroig - Mais Imagens+ 17

Calafell, Espanha
  • Arquitetos: Batlleiroig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jordi Surroca
  • Arquitetos Responsáveis: Enric Batlle, Joan Roig
  • Colaboradores: Oriol Vañó, Rachel Belaustegi, Albert Gil, Carla Cadavid, Alexandra Sánchez
  • Arquitetos Técnicos: Diana Calicó, Elisabet Torregrosa
  • Structures: Pedro Ondoño, Miguel Ortel
  • Installations: Pedro Ondoño, Miguel Ortel
  • Cidade: Calafell
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 5 de 22
© Jordi Surroca

Descrição enviada pela equipe de projeto. Calafell é uma daquelas pequenas cidades da costa da Catalunha que, com o passar do tempo, deixou de ser apenas um ponto de veraneio e se tornou ativa durante todo o ano, com um número crescente de residências permanentes.

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 8 de 22
© Jordi Surroca

Em 2007 começamos a trabalhar num projeto que visava reunir no distrito de "Calafel Beach" uma série de instalações para os novos habitantes da cidade. Nessa proposta inicial um centro pré-escolar, uma escola infantil e primária, um centro cívico e uma biblioteca se conectavam ao mercado, transformando um estacionamento preexistente num elemento essencial da vida social de Calafel.

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 4 de 22
© Jordi Surroca

Apesar da crise econômica, foi possível construir um desses elementos, e hoje parece que o plano original ainda pode ser alcançado, antecipando uma época de maior prosperidade e completando a rede de instalações e programas originalmente proposta. 

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 2 de 22
© Jordi Surroca

O novo mercado municipal se localiza ao lado do antigo - que se tornou obsoleto - com a maioria dos estandes vazios e prontos para receber as demandas comerciais atuais.

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 3 de 22
© Jordi Surroca

O layout do mercado é muito simples e responde à posição dos dois principais tipos de comércio: os feirantes e o supermercado. 

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 17 de 22
Planta do térreo

No centro do edifício, entre os dois tipos de comércio, uma rua interna permite que os clientes cruzem o mercado no sentido leste-oeste, da rua em direção à praça. Esse percurso central conta com uma grande abertura zenital ininterrupta. 

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 10 de 22
© Jordi Surroca

Esta longa abertura garante iluminação natural no espaço central, melhora a ventilação interna durante os meses de verão e se manifesta como um importante elemento na fachada do mercado.

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 15 de 22
© Jordi Surroca

Os estandes e serviços foram organizados do seguinte modo: os primeiros compartimentos abrigam as instalações, serviços e circulação vertical, os espaços centrais são reservados aos comerciantes e a fachada norte foi destinada aos estantes externos que, no futuro, dialogarão com a praça.

Mercat Calafell / Batlleiroig - Imagem 20 de 22
Corte 2

Em termos construtivos o projeto utiliza muitos materiais industrializados, como elementos pré-fabricados de concreto para as estruturas e painéis corrugados metálicos para os revestimentos externos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calafell, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercat Calafell / Batlleiroig" [Mercat Calafell / Batlleiroig] 26 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624568/mercat-calafell-batlle-e-roig-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.