Labirinto de madeira no Museu de Arte Contemporânea da USP

O artista brasileiro Henrique Oliveira criou uma impressionante galeria cavernosa - Transarquitetônica - no Museu de Arte Contemporânea da USP. A enorme instalação foi construída com chapas de madeira e raízes de árvores e é grande o bastante para que os visitantes caminhem em seu interior.

Mais informações sobre a instalação, a seguir.

Labirinto de madeira no Museu de Arte Contemporânea da USP - Mais Imagens+ 9

Cortesia de MAC USP via www.mac.usp.br

A obra evoca o ciclo natural da vida útil de seus materiais, usando chapas de compensado para criar uma textura que lembra uma casca de árvore. Um material natural - a madeira - é processado, modificado, usado, descartado e finalmente reutilizado de modo a parecer natural - uma árvore.

Saída do labirinto. Cortesia de MAC USP via www.mac.usp.br

A instalação também lida com a percepção das favelas de São Paulo; compensado e chapas de madeira em geral são materiais bastante utilizados nos assentamentos informais em muitas cidades brasileiras. Além disso, os percursos internos da obra lembram os trajetos e caminhos sinuosos das favelas, onde o utilitarismo das moradias se funde ao aspecto orgânico do todo.

Estrutura externa antes das chapas de madeira serem aplicadas. Cortesia de MAC USP via www.mac.usp.br

A obra de Oliveira cria, também, uma dupla experiência espacial. Vista de dentro é um labirinto claustrofóbico de túneis, porém, uma vez livre, o visitante consegue ver toda a extensão da estrutura de 1.600 m² que acabou de atravessar. 

Imagem do vídeo
Estrutura interna. Cortesia de MAC USP via www.mac.usp.br
Instalação em construção. Cortesia de MAC USP via www.mac.usp.br

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Labirinto de madeira no Museu de Arte Contemporânea da USP" [Brazilian Artist Builds Labyrinth of Wooden Roots] 21 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624266/labirinto-de-madeira-no-museu-de-arte-contemporanea-da-usp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.