Biblioteca e Centro de Aprendizagem da Universidade de Economia de Viena / Zaha Hadid Architects

Biblioteca e Centro de Aprendizagem da Universidade de Economia de Viena / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 78

  • Arquitetos: Zaha Hadid Architects; Zaha Hadid Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe, Iwan Baan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HAVER & BOECKER, Hiller Furniture, Rieder Group, Rosconi AG, Vogl Decken systeme / Acoustic Ceiling panels, Zumtobel
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceito Arquitetônico

A nova Biblioteca e Centro de Aprendizagem (LLC) surge como um bloco poligonal no centro do novo campus universitário. O interior do LLC é definido pelo masperplan da universidade, que estipula os diferentes níveis do edifício. As linhas retas do exterior do edifício se transformam ao passo que adentramos seus interiores, tornando-se curvilíneas e fluidas, gerando um espécie de topografia interna - um cânion - que age como átrio central.

Plantas em 3D

Plano Funcional

O objetivo do plano funcional é definir claramente as diferentes áreas do edifício. O plano é traduzido para um objeto tridimensional que delimita o espaço em torno do átrio central e dos corredores. O bloco principal da edificação abriga as áreas de serviço, o centro de aprendizagem e a biblioteca de economia; já as instalações para os estudantes a e biblioteca de administração se localizam no bloco menor.

Planta do térreo

Ao passo que os limites internos se fundem numa forma livre e fluida, os limites externos do edifício se mostram rígidos e seus alinhamentos contrastam com as extremidades do terreno especificadas no masterplan e com a posição dos edifícios adjacentes. 

© Iwan Baan

Circulação Interna

A partir da entrada principal do LLC os visitantes podem caminhar diretamente para o auditório central, que também funciona como um grande átrio banhado por luz natural. Um sistema de rampas leva do auditório à entrada da biblioteca e serviços centrais no primeiro pavimento. 

Corte

Os visitantes podem acessar a biblioteca e os escritórios de estudantes através de rampas e escadas espirais que partem do térreo. As diferentes áreas do pavimento superior se conectam através de plataformas, passarelas, terraços e galerias.

Detalhe da fachada

Fachada

A aparência externa do LLC é caracterizada por dois elementos de cores contrastantes separados por faixas de vidro. Essa diferença de cores facilita a orientação e compreensão, a partir do exterior, dos dois principais programas do edifício.

© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viena, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca e Centro de Aprendizagem da Universidade de Economia de Viena / Zaha Hadid Architects" [Library and Learning Centre University of Economics Vienna / Zaha Hadid Architects] 13 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623917/biblioteca-e-centro-de-aprendizagem-da-universidade-de-economia-de-viena-slash-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.