O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Austrália
  5. Woods Bagot
  6. 2013
  7. Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot

Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot

  • 18:00 - 13 Julho, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot
Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot, © Shannon McGrath
© Shannon McGrath

© Shannon McGrath © Shannon McGrath © Shannon McGrath © Shannon McGrath + 14

© Shannon McGrath
© Shannon McGrath

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana em Melbourne foi estendida e reprojetada por Woods Bagot como resposta ao aumento do número de estudantes, aumentando o espaço físico da biblioteca existente em 40% e também a capacidade de estudantes em 77%

© Shannon McGrath
© Shannon McGrath

A entrada para a biblioteca foi estrategicamente reposicionada, providenciando aos visitantes da universidade uma experiência de entrada mais emblema´tica, e se tornando o lar de um ambiente menos formal e de espaços compartilhados para serem utilizados após o horário do expediente.

© Shannon McGrath
© Shannon McGrath

Com a criação de um nível adicional na biblioteca, a coleção de livros foi realocada para o subsolo, conectado por uma nova escadaria, criando a oportunidade para uma área de estudos aberta com entrada de luz, sala de projeção multimídia e acervo de livros de Direito no primeiro pavimento.

© Shannon McGrath
© Shannon McGrath

Parte da visão do projeto foi a de criar um espaço que iria agradar aos estudantes, uma biblioteca que não apenas alimentaria o conhecimento, mas também providenciaria um ambiente inspirador e prazeroso de se habitar, semelhante a um café ou a um bar.

© Shannon McGrath
© Shannon McGrath

Um terceiro nível foi adicionado a biblioteca de dois pavimentos originais, também projetada por Woods Bagot em 2002. Esse espaço adicional, em conjunto com a reconfiguração de espaços existentes, providenciou uma grande gama de espaços informais de aprendizado que servem tanto ao aprendizado colaborativo quanto ao local de trabalho da nova equipe e a nova área de leis.

© Shannon McGrath
© Shannon McGrath

Ao aproximar-se da estética, Woods Bagot desenhou sobre o maior símbolo da biblioteca: os livros. Em consonância com isso, a materialidade foi inspirada pelo papel, fazendo referências a texturas como a dobra, a costura, design de capas e encadernação. Madeiras claras, luminárias de papel amassado e ilustrações que fazem alusão ao origami, tudo isso completa o tema "papel".

Planta-Baixa Primeiro Andar
Planta-Baixa Primeiro Andar

A biblioteca se manteve operacional durante todo o processo de construção e foi terminada antes do prazo final. Os estudantes adotaram o novo ambiente com entusiasmo e estão utilizando a biblioteca de maneiras que foram antecipadas durante o briefing e o projeto.



Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot" [Raheen Library at Australian Catholic University / Woods Bagot] 13 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623908/biblioteca-raheen-da-universidade-catolica-australiana-slash-woods-bagot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.