Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot

Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot - Mais Imagens+ 9

  • Equipe De Projeto: Brett Simmonds, Ellen Wilkinson, Jo Dane, Kok Leong Ho, Sue Al-Azzawi, Sue Fenton, Thomas Haylock
  • Cidade: Fitzroy
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Shannon McGrath

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana em Melbourne foi estendida e reprojetada por Woods Bagot como resposta ao aumento do número de estudantes, aumentando o espaço físico da biblioteca existente em 40% e também a capacidade de estudantes em 77%

© Shannon McGrath

A entrada para a biblioteca foi estrategicamente reposicionada, providenciando aos visitantes da universidade uma experiência de entrada mais emblema´tica, e se tornando o lar de um ambiente menos formal e de espaços compartilhados para serem utilizados após o horário do expediente.

© Shannon McGrath

Com a criação de um nível adicional na biblioteca, a coleção de livros foi realocada para o subsolo, conectado por uma nova escadaria, criando a oportunidade para uma área de estudos aberta com entrada de luz, sala de projeção multimídia e acervo de livros de Direito no primeiro pavimento.

© Shannon McGrath

Parte da visão do projeto foi a de criar um espaço que iria agradar aos estudantes, uma biblioteca que não apenas alimentaria o conhecimento, mas também providenciaria um ambiente inspirador e prazeroso de se habitar, semelhante a um café ou a um bar.

© Shannon McGrath

Um terceiro nível foi adicionado a biblioteca de dois pavimentos originais, também projetada por Woods Bagot em 2002. Esse espaço adicional, em conjunto com a reconfiguração de espaços existentes, providenciou uma grande gama de espaços informais de aprendizado que servem tanto ao aprendizado colaborativo quanto ao local de trabalho da nova equipe e a nova área de leis.

© Shannon McGrath

Ao aproximar-se da estética, Woods Bagot desenhou sobre o maior símbolo da biblioteca: os livros. Em consonância com isso, a materialidade foi inspirada pelo papel, fazendo referências a texturas como a dobra, a costura, design de capas e encadernação. Madeiras claras, luminárias de papel amassado e ilustrações que fazem alusão ao origami, tudo isso completa o tema "papel".

Planta-Baixa Primeiro Andar

A biblioteca se manteve operacional durante todo o processo de construção e foi terminada antes do prazo final. Os estudantes adotaram o novo ambiente com entusiasmo e estão utilizando a biblioteca de maneiras que foram antecipadas durante o briefing e o projeto.



Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:115 Victoria Street, Fitzroy VIC 3065, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana / Woods Bagot" [Raheen Library at Australian Catholic University / Woods Bagot] 13 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623908/biblioteca-raheen-da-universidade-catolica-australiana-slash-woods-bagot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.