O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. FAUUSP disponibiliza na internet seu acervo da revista Acrópole

FAUUSP disponibiliza na internet seu acervo da revista Acrópole

FAUUSP disponibiliza na internet seu acervo da revista Acrópole
FAUUSP disponibiliza na internet seu acervo da revista Acrópole , Revista Acrópole, 1970. Cortesia de Urbanchange
Revista Acrópole, 1970. Cortesia de Urbanchange

Publicada de 1938 a 1971, a revista Acrópole registrou parte importante da história e do crescimento urbano do estado de São Paulo, sobretudo da capital. Durante sua existência, publicou obras de alguns dos mais significativos arquitetos de São Paulo, como Siegbert Zanettini, Ruy Ohtake, Oswaldo Bratke e Rino Levi.

Possuindo um acervo que compreende todos os exemplares da revista, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP disponibilizou esse rico material para consultas online. Para acessar não é necessário se cadastrar, basta clicar aqui.

A revista foi fundada por Roberto Corrêa Brito, na época diretor do cadastro de imóveis de São Paulo, que deseja publicar a obra do arquiteto Eduardo Kneese de Mello. Os primeiros exemplares da revista estão repletos de projetos de Mello, que colaborou com a publicação, e também dos engenheiros Alfredo Ernesto Becker e Henrique Mindlin, também colaboradores.

Quando, em 1952, Max Grunwald se tornou editor, o perfil da revista mudou e passaram a ser escolhidos projetos de maior qualidade para a publicação. O que se registrou a partir daí foi principalmente o modernismo arquitetônico que tomava corpo na cidade de São Paulo.

Revista Acrópole, n. 192, set. 1954. Cortesia de Vitruvius
Revista Acrópole, n. 192, set. 1954. Cortesia de Vitruvius

Dentre algumas das obras de destaque figuram nas páginas da Acrópole estão o Clube Regatas do Tietê, de Vilanova Artigas, publicado no nº27 em 1940, o Hospital das Clínicas e a canalização do rio Tietê.

Apesar da resolução das páginas escaneadas não ser perfeita, todos os textos podem ser lidos sem problemas. Um dos pormenores, entretanto, é a ausência de algumas páginas em alguns dos exemplares, inclusive as páginas que trazem justamente o edifício da FAUUSP, de Vilanova Artigas. 

Cita: Romullo Baratto. "FAUUSP disponibiliza na internet seu acervo da revista Acrópole " 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623871/fauusp-disponibiliza-na-internet-seu-acervo-da-revista-acropole> ISSN 0719-8906