Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 2 de 30Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 3 de 30Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 4 de 30Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 5 de 30Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Mais Imagens+ 25

  • Equipe De Projeto: Gernot Ritter, Veronika Hofrichter-Ritter, Wolfgang Reicht, Franz Stiegler-Hameter
  • Planejamento Da Estrutura De Suporte: Peter Mandl ZT GmbH, Graz
  • Cidade: Graz
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 14 de 30
© Christian Schellander

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 17 de 30
© Christian Schellander

Os três pavilhões esportivos de BG/BORG Graz Liebenau – chamados Blue Box –deveriam ser interpretados como módulos adicionais dentro de todo o complexo dos edifícios esportivos e da escola existente, que funciona, no entanto, como um edifício como o resultado de um forte efeito formador de identidade de sua aparência externa.

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 22 de 30
Planta Baixa -1

O pavilhão esportivo é divisível, e possui pé direito de 9 metros de altura, mas está enterrado aproximadamente 4 m, para trazer a altura do edifício à uma altura compatível com o entorno, com o complexo esportivo e as residências locais.

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 20 de 30
© Karl Heinz Putz

A área de arquibancada é projetada para 300 pessoas além de seis espaços para cadeiras de rodas adicionais. Três assentos com capacidade telescópica permite a capacidade ser aumentado em 264 pessoas, chegando a um total de 566 espectadores. A unidade do pavilhão e da área de esportes é um elemento importante na concepção do espaço urbano: A fachada deste pavilhão possui a mesma superfície azul estruturada que a área de esportes com o seu revestimento de borracha. A unidade do projeto cria uma área de entrada para o pátio da escola, que já possui fortes referências associadas ao esporte. A ideia de vazio horizontal da base, representada na forma de um pano de vidro que pode ser iluminado, também faz a estrutura parecer bastante leve.

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 15 de 30
© Christian Schellander

Na articulação, sob a estrutura que conecta o edifício existente a a sala dos "esportes antigos" e a nova sala, encontram-se os acessos e o hall de entrada com uma pequena área de buffet e os ambientes anexos. Através do uso sinergético dos banheiros existentes - agora renovados e otimizados - dentro do 'antigo' pavilhão esportivo, a conexão direta também pode ser justificada em termos da funcionalidade do uso externo no caso de eventos. 

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 2 de 30
© Karl Heinz Putz

Como uma medida anti-reflexo, o próprio pavilhão de esportes é naturalmente iluminada do lado norte. Algumas claraboias adicionais, que servem como extração de calor e eventual fumaça, conferem uma iluminação agradável nos pisos.

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 18 de 30
© Karl Heinz Putz

Os acessos são projetados de maneira que a divisão estrita é possível entre os usos da escola e usos externos por clubes, por exemplo. Mas também entre visitantes e atletas: os usuários externos e jogadores/organizadores podem acessar o pavilhão esportivo através de uma pista de corrida ao norte das quadras e entrar no edifício do novo pátio nordeste, para que o edifício escolar existente não seja utilizado e as aulas não sejam perturbadas.

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 29 de 30
Corte B

Acesso para visitantes em caso de eventos se dá através do eixo central principal do pátio da escola e através da nova entrada principal, na lateral da escola. Ele termina dentro do foyer, a partir de onde os assentos podem ser acessados, é também acessível para cadeirantes. Alunos e professores possuem acesso direto do edifício existente através das escadarias apenas para os vestiários e os ginásios esportivos.

Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten - Imagem 19 de 30
© Karl Heinz Putz

O subsolo é utilizado exclusivamente por atletas e aqueles que os acompanham. Através de escadas ou elevadores, é possível acessar um corredor que leva aos vestiários com banheiros, assim como às salas de manutenção e serviços do edifício. Uma dos três vestiários, tendo cada um deles dois cubículos, é reservado para portadores de necessidades especiais e equipado com um chuveiro adequado. Um banheiro adaptado, que também pode ser utilizado pelo público geral durante os treinamentos e aulas completam as instalações.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Graz, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Esportivo Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten" [Blue Box / Hofrichter-Ritter Architekten] 10 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623806/centro-esportivo-blue-box-hofrichter-ritter-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.