Casa OchoQuebradas / ELEMENTAL: "O Espírito do Primitivo"

O projeto Casa OchoQuebradas, do escritório chileno ELEMENTAL, tira proveiro da paisagem acidentada, um penhasco na costa do Chile, para criar um projeto bruto, mesmo primitivo, de uma casa de final de semana composta a partir de volumes de concreto. Inspirada na ideia de que "uma casa de final de semana é, em última instância, uma espécie de refúgio onde as pessoas se permitem suspender as convenções da vida cotidiana e retornar a um modo de vida mais essencial", a casa é uma simples composição que incorpora tais características, como um ambiente principal que podem ser aberto para o exterior e uma lareira aberta central.

Mais sobre a Casa OchoQuebradas a seguir.

Casa OchoQuebradas / ELEMENTAL: O Espírito do Primitivo - Mais Imagens+ 38

© Elemental

"Para falar a verdade, temos tentado ultimamente ser o mais primitivo possível; numa era em que a fome de novidade está ameaçando a arquitetura para que se torne imediatamente obsoleta, procuramos a atemporalidade." explicam os arquitetos. "Nesse caso, o terreno e o programa permitiram uma inclinação natural em direção ao arcaico." 

© Elemental
© Elemental

O edifício consiste em três volumes: um vertical, que abriga os quartos e banheiros; abaixo deste há um volume horizontal que inclui o espaço de estar principal e a lareira aberta; conectando os dois há um volume inclinado que age como chaminé para o fogo. 

© Elemental

Os arquitetos consideram o fogo o centro do projeto, incorporando o desejo de primitividade. Eles desejavam não uma lareira (que é algo civilizado), mas o fogo (que é uma das conquistas mais revolucionárias e antigas da humanidade).

Corte
© Elemental

A casa é em grande parte de concreto aparente, com o terraço revestido com a  mesma madeira usada nos fechamentos. "Queríamos que esses elementos envelhecessem como pedras, adquirindo um pouco da brutalidade do lugar, mas ainda sendo gentis com as pessoas", comentam os arquitetos. 

© Elemental
Croquis
  • Arquitetos

  • Localização

    Los Vilos, Coquimbo, Chile
  • Arquitetos responsáveis

    Alejandro Aravena, Victor Oddó, Gonzalo Aretaga, Diego Torres, Juan Cerda
  • Equipe de projeto

    Alexander Frehse, José Esparza, Carlos Portillo, Isaías Moreno, Clémence Pybaro, Suyin Chia
  • Engenharia estrutural

    Luis Soler P. & Asociados
  • Engenharia mecânica

    Geocav Ltda.
  • Projeto de interiores

    Elemental / Interdesign
  • Cliente

    Ocho al Cubo Project
  • Área

    289.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    ELEMENTAL

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Stott, Rory. "Casa OchoQuebradas / ELEMENTAL: "O Espírito do Primitivo"" [Casa OchoQuebradas / ELEMENTAL] 10 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623793/casa-ochoquebradas-slash-elemental-o-espirito-do-primitivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.