Casa JG / Speziale Linares Arquitectos

Casa JG / Speziale Linares Arquitectos - Mais Imagens+ 19

San Benito, Argentina
  • Arquitetos: Speziale Linares Arquitectos; Speziale Linares Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Estrutura: Sebastián Berdichevsky
  • Equipe De Projeto: Javier Speziale, Patricia Linares, Matías Quintela, Guillermo Gauna, Agustina Acosta
  • Cidade: San Benito
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Speziale Linares Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na região norte de Buenos Aires, Argentina, em um condomínio fechado de subúrbio. Na parte de trás do lote, há um rio navegável que tem comunicação com o Delta do Rio de la Plata e pode chegar daqui até o Uruguai. Esta é uma característica marcante do local, uma vez que a água nos dá a oportunidade não só da prática de esportes aquáticos diariamente, mas também do desfrute da vista e paisagem únicas.

Cortesia de Speziale Linares Arquitectos

O cliente é um casal à procura de uma casa em contato direto com a natureza (ao homem apetece os passeios de barco e a pesca e à mulher, jardinagem) além de um ambiente para passar momentos com seus filhos e netos, desenvolvendo atividades ao ar livre  e o contato com a água. A casa é utilizada de modo semi-permanente pelo casal e está preparada para receber o resto da família (filhos e netos).

Cortesia de Speziale Linares Arquitectos

O lote é um retângulo de 20 metros de largura e 45 metros de profundidade. Aproveitando o grande desenvolvimento da terra e, a fim de estar mais perto do rio, o volume principal da casa voltou. Isso nos permitiu gerar um pátio de entrada na função de frente como "fole", onde a transição entre a rua (ruído) e da casa (silêncio). Este pátio tem um lago, uma cachoeira e uma ponte que definem a entrada, ao longo da parede da garagem e um banco que é usado como um lugar para apreciar o pôr do sol. Do outro lado da casa, o grande espaço social está ligada a uma galeria através de um carpinteiro que pode ser executado na íntegra, borrar as linhas entre espaço interior e exterior, fortalecendo o relacionamento com as vistas para o jardim e para o rio.

Cortesia de Speziale Linares Arquitectos

O programa é dividido em dois níveis e é composto da seguinte forma: no térreo, o principal protagonista é o espaço social abrangente e integrada (sala, cozinha e despensa), contendo seus serviços. Também a este nível é o quarto principal, para facilitar o acesso dos proprietários e reduzir a superfície de desgaste, enquanto apenas o casal. No primeiro andar estão dois dormitórios de hóspedes com casa de banho, para acomodar seus filhos e um espaço polivalente que funciona como uma sala de jogos e um quarto para o grupo netos, a fim de estimular as ligações entre as memórias e primos na casa dos meus avós. Este espaço, semi-privada, está ao lado da sala de estar dupla altura e tem um terraço de onde grande parte da paisagem domina.

Cortesia de Speziale Linares Arquitectos

Morfologicamente, a casa é composta de dois elementos: no piso térreo, uma "fita" cinza sobe, desce, dobra, faz curvas ou gira para configurar cada espaço interno e definir as diferentes formas pelas quais eles se relacionam com o exterior. Sobre ela, o outro elemento, a "caixa preta", é operado para gerar acesso, obter visuais, permitir a entrada de luz zenital e criar, através do pé direito duplo, a fluidez do espaço entre a sala de estar e cozinha, e o espaço multiuso. A caixa preta é esticada para cima, para baixo, se quebra ... se encaixa sobre a fita.

Planta 1º Pavimento

A busca do projeto tinha a ver com o grande potencial natural do lugar e com a ideia de contraste na percepção do observador. A casa se mostra escura e maciça no exterior e leve e brilhante no interior. Tal conquista se deu devido a luz zenital proporcionada pelas claraboias e explorando o uso de cores diferentes, como o preto e o branco. Destacamos a claraboia na sala principal, junto a janela, que é capaz de alcançar uma visão estendida do céu e da paisagem. Além disso, o teto solar que se encontra na dupla altura tem uma orientação leste-oeste e fornece luz natural desde o nascer até o pôr do sol, o que economiza energia e fornece uma visão temporal do espaço, onde o sol, a cada hora, exibe seus diferentes tons e cores de luz.

Cortesia de Speziale Linares Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JG / Speziale Linares Arquitectos" [Casa JG / Speziale Linares Arquitectos] 06 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623490/casa-jg-speziale-linares-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.