Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés +

  • Arquitetos: Estudio Valdés +
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1286
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atika, MK

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 2 de 34Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 3 de 34Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 4 de 34Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 5 de 34Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Mais Imagens+ 29

  • Arquiteto Responsável: Leonardo Valdés Cruz, Carlos Ignacio Cruz Elton, Alberto Cruz Elton
  • Arquiteto Associado: Isabel de la Fuente, Carolina Werth
  • Construtora: M3
  • Cidade: Zapallar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 11 de 34
© Felipe Díaz Contardo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Condomínio Polo Cachagua foi criado como uma resposta a estas perguntas: Como integrar um projeto de habitação de maior densidade em uma instalação residencial, a curto prazo, sem alterar o seu carácter local? Como limitar cada casa a funcionar individualmente, mas ser compreendida como parte de um todo?

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 15 de 34
© Felipe Díaz Contardo

O projeto, localizado em um terreno retangular de 1,2 acre, não atende apenas aos requisitos de densidade de um empreendimento imobiliário, mas também reconhece uma necessidade arquitetônica que sugere a sutil colocação do condomínio em seu ambiente local e a atração do entorno natural ao seu interior.

O Condomínio localizado estrategicamente suaviza sua presença ao colocar diante de si uma espessura perceptual composta de um caminho interno e uma área verde comum, que deixa voltado para trás os dez terrenos uniformemente alongados, com uma frente de 16,5 metros e apenas um espaço de terra restante situado onde a área total aumentaria. É este último terreno que nos permite alcançar a densidade máxima de onze casas, reduzindo assim o número de andares das residências e modificando portanto o impacto arquitetônico, e, logo, permitindo uma menor visibilidade a partir das áreas públicas.

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 8 de 34
© Felipe Díaz Contardo

O layout principal do condomínio se assemelha a um grande edifício fragmentado em volumes retangulares dispostos lado a lado, com 10,5 metros de fachada construída e uma face de 21 metros percorrendo a parte traseira. Cada unidade foi resolvida em sua extensão sob o conceito de fronte dupla, abrindo seus jardins e seus pontos de vista para o Norte, em direção às colinas, e para o sul, para os campos do Clube de Polo.

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 4 de 34
© Felipe Díaz Contardo

Além disso, existem três metros de áreas residuais entre as casas e as cercas limitantes do terreno produzem espaços positivos, gerando, por um lado, uma trilha deliberadamente suave a partir acesso secundário, e por outro, uma lavandaria coberta. Além do fato de que as unidades residenciais são construções isoladas, elas são, no entanto, totalmente integradas como o todo por suas cercas delimitadoras. Para a fachada, o drywall ou pirca ajuda o observador a percebê-la como uma base contínua, enquanto as paredes laterais, revestidas em pinheiro negro, vai apresentar-se como o ancoradouro dos edifícios, uma vez que apresenta-se para o espaço interno.

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 10 de 34
© Felipe Díaz Contardo

A partir da rua o edifício é percebido como um volume que se fixa a maior parte da construção pesada no primeiro nível, deixando o segundo nível como um corpo etéreo e transparente. Este volume reforça a ideia da fronte dupla, assim como as suas paredes laterais prevalecem como as faces opacas da unidade, estando as extremidades opostas do edifício abertas sob a forma de grandes janelas. Estas janelas são estendidas através do telhado diagonal e inclinado, que também dá à elevação arquitetônica do condomínio um movimento lúdico.

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 17 de 34
© Felipe Díaz Contardo

A espacialidade interna, também desenvolvida a partir das duas fachadas, organiza a circulação, o acesso, o corredor e  a escada central, além de incluir dormitórios, sala de estar e uma sala de jantar nas extremidades. A cozinha, por outro lado, está posicionada no centro, mas está integrada à sala de jantar através de portas de correr.

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés + - Imagem 22 de 34
Planta Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Federico Kohnenkampf, Zapallar, Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés +" [Condominio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés +] 05 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623463/condominio-polo-cachagua-etapa-1-slash-estudio-valdes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.