Equipe sueca vence competição em Trenčín

Os escritórios suecos Mandaworks + Hosper Sweden venceram recentemente uma competição internacional para encontrar a "proposta urbana mais compreensiva que conecte o centro da cidade de Trenčín com ambas as margens do rio Váh." O projeto vencedor - Tracing Trenčín - "não é uma proposta propriamente impressionante" mas é, segundo Thomas Matta, presidente do júri, "atenciosa com a estrutura existente do núcleo histórico da cidade."

Compacta, Trenčín tem apenas 57 mil habitantes. A uma hora de viagem de Bratislava, quase na fronteira com a República Checa, a cidade "desfruta de um panorama único composto pela fortaleza do castelo no topo de uma rocha." Atualmente Trenčín está passando por mudanças, com sua linha de trem sendo relocada para o centro da cidade como parte da renovação do corredor ferroviário europeu, com conclusão prevista para 2016. Com essa competição, a cidade buscava "soluções urbanas inovadoras que transpusessem as barreiras de transporte e conectassem o centro histórico da cidade com sua orla", reforçando a expressão da cidade e, assim, encorajando seu crescimento.

Primeiro Lugar: Tracing Trenčín / Mandaworks + Hosper Sweden (Estocolmo)

Primeiro Lugar. Cortesia de City of Trenčín

"A proposta é atenciosa à estrutura existente do núcleo histórico da cidade, sensivelmente complementado por novos edifício, tornando possível conectar ambas as margens do Rio Váh com alta qualidade através de programas interessantes." Segundo o comentário do júri, a proposta foi escolhida também por equilibrar o uso dos espaços em ambas as margens do rio, que serão adequadamente conectadas por uma ponte de pedestres. 

Equipe sueca vence competição em Trenčín - Mais Imagens+ 24

Segundo Lugar: Trenčín Water Life / Martin Berežný, Daniel Šubín, Katka Boháčová, Michal Ráchela, Martin Rariga, Danka Jurkovičová, Eva Fabová

Segundo Lugar. Cortesia de City of Trenčín

Equipe sueca vence competição em Trenčín - Mais Imagens+ 24

Terceiro Lugar: APROX Architects (Ľubomír Mezovský, Vladimír Hrdý, Peter Dolinajec, Branislav Groch, Marián Kriššák, Ján Vykroč, Milan Skýva)

Terceiro Lugar. Cortesia de City of Trenčín

Equipe sueca vence competição em Trenčín - Mais Imagens+ 24

Menção Especial: Comfortable City / Marko & Placemakers (Londres) + GutGut (Bratislava)

Menção Especial: Siebert + Talaš, spol.s r.o. (Bratislava)

Martin Beďatš, arquiteto da prefeitura da cidade, nota que "essas propostas ideológicas se tornarão um pano de fundo para o masterplan da zona central da cidade." 

Referências: City of Trenčín

Text Message Html

Cita: Taylor-Foster, James. "Equipe sueca vence competição em Trenčín" [Swedish Team Win Urban Design Competition in Trenčín] 29 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623220/equipe-sueca-vence-competicao-em-trencin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.