“Hibridização”: A rua como extensão dos espaços privados

A falta de espaços públicos nas cidades tem levado cidadãos e grupos artísticos a inventarem novas formas de compartilhar o espaço das ruas.

Uma ideia recente do escritório de arquitetura MoCo Loco foi deslocar parte dos espaços privados das casas para as ruas da cidade de Salvador, Bahia.

Mais informações a seguir.

Assim, as ruas foram ocupadas pelos mesmos objetos encontrados no interior das casas, convidando as pessoas a fazerem o mesmo. Foram instaladas prateleiras de livros, quadros que formavam uma galeria aberta, além de ambientes com sofás e outros mobiliários.

© Antonello Veneri

Com essa intervenção, buscou-se responder a questão: “O que acontece se começarmos a escrever uma nova história da cidade com novos elementos, novas conotações e uma nova fusão entre as áreas urbanas e as camadas sociais? Como numa estória em que o caminho não é apenas um caminho, mas se converte em praça, casa, pátio; onde a casa se converte em rua e praça.”

© Leo Costa

Com as pessoas realmente utilizaram os espaços, MoCo Loco relata que a participação da comunidade foi potencializada nesses ambientes públicos.

Os desenhos a seguir mostram como as casas e as ruas foram unidas e qual era o caráter dos novos espaços públicos conformados.

© MoCo Loco
© MoCo Loco
© MoCo Loco
© MoCo Loco
© MoCo Loco
© MoCo Loco

Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“Hibridização”: A rua como extensão dos espaços privados" 26 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623109/hibridizacao-a-rua-como-extensao-dos-espacos-privados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.