O jornal português na Bienal de Veneza 2014

A 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza começou há pouco mais de duas semanas e até agora pouco se ouviu a respeito da participação de Portugal na mostra. Na contramão das demais participações nacionais, que propuseram pavilhões e exposições físicas que abordam de maneiras diversas o tema Absorbing Modernity, os portugueses optaram por contribuir de uma forma menos usual: através de um jornal.

Homeland: News From Portugal é o nome da publicação portuguesa que circula no evento. Apesar da participação quase “imaterial” de Portugal ter sido recebida em tom crítico pelo curador Rem Koolhaas, que manifestou certo descontentamento com a abordagem, o jornal se mostrou uma opção viável para os curadores de Portugal, tendo em vista a vertiginosa redução do orçamento para a Bienal em relação à edição de 2012.

A desconfiança em relação à publicação, porém, parece injustificável ao assistirmos o vídeo acima: o jornal, que evidentemente não é um pavilhão, se mostra na realidade um pavilhão expandido, espalhado por todos os cantos da Bienal de Veneza. Um pavilhão de bolso, pode-se dizer, levando aos visitantes informações sobre o desenvolvimento de seis projetos habitacionais em seis regiões de Portugal.

A primeira edição do jornal pode ser lida online (apenas em inglês por enquanto) na página oficial de Homeland. Neste número o leitor encontrará textos de Pedro Gadanho, Pedro Campos Costa, Mariana Pestana, entre outros, além de informações sobre dois dos deis projetos habitacionais em Portugal que fazem parte da proposta do jornal: Temporária e Reabilitação, pelos escritórios LIKE Architects e Artéria, respectivamente.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O jornal português na Bienal de Veneza 2014" 23 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622803/o-jornal-portugues-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.