“Presente Histórico”: A transformação da memória urbana de Seul

Há algumas semanas mostramos os locais da cidade que se tornaram famosos por terem sido fotografados para as capas de álbuns musicais famosos.

Mantendo a ideia da sobreposição de imagens nas ruas, apresentamos agora o trabalho “Presente Histórico”, realizado pelo artista visual e fotógrafo Sungseok Ahn.

Em seu trabalho, o artista nos mostra não somente como eram e como estão no presente momento as construções históricas de sua cidade natal, Seul (Coreia do Sul), mas também busca questionar as mudanças que foram geradas na relação espaço-tempo. Como o projeto pode ser facilmente reproduzido, também nos dá dicas para realiza-lo em outras cidades.

A descrição do projeto e uma série de fotografias a seguir.

“Presente Histórico”: A transformação da memória urbana de Seul - Mais Imagens+ 13

Assim que Sungseok Ahn concluiu o serviço militar, viajou pela primeira vez para fora da Coreia do Sul e percorreu durante um mês e meio diversas cidades europeias. Durante este tempo de convivência outros turistas, sempre lhes perguntava o que mais lhes chamava a atenção durante suas viagens.

Isso o levou a se perguntar o que um turista poderia conhecer em sua cidade natal.

© Sungseok Ahn

Foi assim que decidiu fotografar determinados lugares, monumentos históricos, fábricas atualmente localizadas no centro da cidade e outros edifícios que já desapareceram, para contrastá-los com fotos históricas.

A obra explora os lugares que, ainda que sejam os mesmos, possuem significados distintos e uma cultura diferente, pois são de épocas diferentes. Seu recente trabalho busca o significado político e estético que existe além das obras fisicamente construídas e retratadas nas fotografias.

© Sungseok Ahn

Depois de realizar seu trabalho, o fotógrafo se deu conta que a memória urbana é necessária, uma vez que esta é alterada pelas rápidas mudanças que ocorrem nas paisagens das cidades.

© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn
© Sungseok Ahn

Como se trata de um projeto simples, o fotógrafo explica que utilizou somente um gerador de energia portátil, um projetor e uma câmera digital.

No vídeo a seguir o fotógrafo mostra como é, atualmente, um dia comum nos lugares que foram fotografados; com o registro videográfico pode-se ter uma ideia de como as atividades que ocorre em seus arredores se alteraram em comparação com o que se vê nas fotos antigas. 

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“Presente Histórico”: A transformação da memória urbana de Seul" 23 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622706/presente-historico-a-transformacao-da-memoria-urbana-de-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.