Exposição "Canteiro Aberto" – Igreja de São Francisco da Prainha, no Rio de Janeiro

Construída em 1696, a Igreja de São Francisco da Prainha está em processo de restauração pelo Programa Porto Maravilha Cultural. A igreja, que sobreviveu às invasões francesas, em 1710, é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) como Patrimônio Artístico. Para que todos possam conhecer mais sobre essa construção, durante todos os fins de semana dos meses de junho e julho, das 10h às 16h, o canteiro de obras estará livre para visitação. A exposição chamada “Canteiro Aberto” traz detalhes do processo de recuperação do imóvel, que estava fechado desde 2004, por problemas de conservação.

Um dos pontos mais interessantes sobre a visitação da Igreja é que os guias são os próprios operários, que tirarão as dúvidas dos visitantes. Além disso, o visitante terá a oportunidade de viver um pouco do que foi a atividade religiosa na igreja: serão projetadas no telão, no centro do altar principal, fotos cedidas por moradores que mostram a vida na Igreja de outrora. A visitação acontecerá aos sábados e domingos e a entrada é franca.

Sobre a igreja

© Cariocadorio

Construída em 1696 pelo Padre Francisco da Motta e doada em testamento para a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em 1704, a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como monumento artístico.

Durante a invasão francesa, em 1710, as tropas de Jean-François Duclerc estavam encurraladas entre a capela e o trapiche (armazém próximo ao cais para depósito e guarda de mercadorias) de propriedade da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Para causar a rendição do inimigo, o governador Castro Morais ordenou o incêndio dos dois prédios. Por alguns anos, tudo ficou em ruínas, até que a Ordem mandou reedificar o trapiche, à época, o mais importante da cidade. Em 4 de novembro de 1738, nova capela foi construída no local da antiga para atender o grande número de fiéis. A nova Igreja de São Francisco da Prainha ficou pronta em 1740.

© Paulo Paes

Exposição Canteiro Aberto – Igreja de São Francisco da Prainha

  • Data: Fins de semana de junho e julho
  • Horário: 10h – 16h
  • Local: Igreja de São Francisco da Prainha
  • Endereço: Adro de São Francisco, s/n, Saúde, Zona Portuária, Rio de Janeiro - RJ

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Canteiro Aberto" – Igreja de São Francisco da Prainha, no Rio de Janeiro" 20 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/621889/exposicao-canteiro-aberto-igreja-de-sao-francisco-da-prainha-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.