A cidade de Kiruna, Suécia, será "relocada" ainda este mês

Os representantes oficiais da cidade de Kiruna, Suécia, anunciaram que a cidade iniciará os processos de migração. Fundada em 1900, a cidade é um produto da maior companhia de mineração estatal da Suécia, LKAB. A empresa extrai minério de ferro das montanhas Kirunavaara, localizadas próximo à cidade, e agora a expansão das minas ameaça desestabilizar o solo sob mais de 3 mil residências, além de diversos outros edifícios da cidade.

O masterplan concebido pelo escritório White Arkitekter, em colaboração com Ghilardi + Hellsten Arkitetker, propõe que a cidade se expanda duas milhas a leste em um eixo linear. O novo plano reconstruirá a cidade em terreno firme, manterá a presença histórica e cultural, e lentamente cortará os laços de dependência da indústria mineradora, abrindo a comunidade para outros tipos de negócios.

Novo centro de Kiruna em feriados. Cortesia de White Arkitekter

A relocação de Kiruna será financiada pela LKAB, que já investiu 415 milhões de euros na primeira fase da construção. Esta etapa envolve a construção de um nove centro da cidade, que receberá a histórica torre do relógio da cidade, um novo centro de viagens e a nova prefeitura, projetada por Henning Larsen Architects.

A nova cidade em 2033. Cortesia de White Arkitekter

Estágios futuros da migração incluirão a instalação de um eficiente sistema de transporte público e o desenvolvimento de bairros adjacentes, que se desenvolverão para norte e sul do centro da nova cidade. Assim que for concluído o processo de migração, a antiga cidade deverá ser convertida e um parque.

A nova cidade em 2100. Cortesia de White Arkitekter

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. "A cidade de Kiruna, Suécia, será "relocada" ainda este mês" [City of Kiruna To Move Two Miles Over This June] 09 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620424/a-cidade-de-kiruna-suecia-sera-relocada-ainda-este-mes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.