“Pelada” - exposição de fotografias por Leonardo Finotti no Rio de Janeiro

A partir de 11 de junho a galeria de arte contemporânea Luciana Caravello, no Rio de Janeiro, receberá a exposição de fotografias “Pelada”, que exibirá obras do fotógrafo de arquitetura Leonardo Finotti voltadas para a temática do futebol.

Além do olhar óbvio da fotografia de arquitetura sobre o que se constrói para Copa do Mundo, Finotti está também interessado em olhar na direção contrária. Este trabalho pretende mostrar a relação entre os campos localizados na periferia da cidade de São Paulo e o contexto em que estão inseridos.

A obra de Leonardo Finotti é organizada em torno da estrutura espacial de cada projeto, estrutura esta que compõe suas imagens. A favela, no entanto, ocupa um espaço onde a estrutura planejada é quase inexistente. Construção espontânea e contínua compõe uma imagem aleatória quase caótica.

Ao fotografar a periferia da cidade de São Paulo numa perspectiva aérea, Finotti descobre que os campos de futebol introduzem uma referência espacial, uma estrutura, algo sagrado de alguma forma. Estes campos, na maioria dos casos, são os únicos espaços públicos dos bairros, e são verdadeiras áreas de resistência do domínio público. Estabelecem uma nova imagem cívica de respeito pelo espaço comum. Mostram, sem publicidade e sem patrocinadores, o verdadeiro poder da relação entre o futebol e as pessoas, a arte e a política.

Leonardo Finotti constrói uma sólida carreira na fotografia especializada em arquitetura desde 2000. Essa é a sua segunda exposição no Rio de Janeiro: a primeira aconteceu no Rio+20 no qual ele fez um ensaio sobre as favelas cariocas. Antes falando sobre meio ambiente e agora sobre futebol em vias de uma Copa do Mundo, o enlace desses dois temas polêmicos fica claro: a desigualdade social brasileira, especialmente em relação à construção da cidade. A imagem do país que se desenvolve e ganha espaço no cenário internacional como potência contrasta com a enorme pobreza que ainda não se conseguiu erradicar. Finotti entende e traz isso à tona através das periferias das duas maiores metrópoles brasileiras e na sua inquietação de estruturar o informal pelo seu olhar.

“Pelada” exposição de fotografias por Leonardo Finotti

  • Data: de 11 de junho a 19 de julho
  • Local: Galeria Luciana Caravello
  • Endereço: Rua Barão de Jaguaribe, 387, Rio de Janeiro - RJ Brasil
  • Curador: Waldick Jatobá

  • Título

    “Pelada” exposição de fotografias por Leonardo Finotti
  • Organizadores

    Waldick Jatobá
  • De

    11 de Junho de 2014 07:00 PM
  • Até

    19 de Julho de 2014 08:00 PM
  • Onde

    Galeria Luciana Caravello
  • Endereço

    Rua Barão de Jaguaripe, 387 - Ipanema, Rio - Rio de Janeiro, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "“Pelada” - exposição de fotografias por Leonardo Finotti no Rio de Janeiro" 06 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/619221/pelada-exposicao-de-fotografias-por-leonardo-finotti-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.