Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen

Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 2 de 25Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 3 de 25Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 4 de 25Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 5 de 25Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 20

San Pedro de la Paz, Chile
  • Arquiteto Encarregado: Mauricio Pezo, Sofia von Ellrichshausen
  • Colaboradores: Diogo Porto, Constanza Collao, Martina Baratta, Linda Werab
  • Empreiteiro: Aroldo Carrasco
  • Consultor De Estrutura: Luis Mendieta
  • Serviços De Construção: Marcelo Valenzuela, Carlos Martinez
  • Cliente: Gabriel Gatica
  • área Do Terreno: 415 m²
  • Cidade: San Pedro de la Paz
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 8 de 25
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Descrição enviada pela equipe de projeto. No meio de uma área suburbana povoada recentemente que poderia ser em qualquer lugar, esta casa para um casal de engenheiros e seus dois filhos possui uma planta-baixa quadrada dividida em quadrantes assimétricos que sobem em espiral até uma altura de quatro andares.

Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 13 de 25
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Quatro degraus (que adicionam 70 cm na altura) separam um quadrante do outro. Uma escada em espiral com uma escadaria central, com degraus regulares e sem patamares, foi instalada na intersecção das paredes da habitação que dividem o interior. 

Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 9 de 25
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Para se locomover entre um espaço fechado e outro existem dois caminhos, as escadas, que funcionam como um atalho diagonal que intersecta os cantos, e outro mais gentil que conecta os centros de cada espaço fechado. No total existem 12 plataformas em diferentes níveis, nos quais uma rotação de 360 graus é equivalente a um andar inteiro.

Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 20 de 25
Corte e Planta-Baixa da Construção

A sequência ascendente estabelece diversos graus de intimidade e proximidade entre as diferentes funções domésticas, que se estendem a partir da cozinha, ou entre um par de salas de jantar no pavimento térreo e os quartos ou o estudo na parte de cima da casa. Esta estratificação leva à utilização de determinados cômodos de acordo com o horário do dia e a um tipo de interação familiar através do vão central.

Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 14 de 25
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Com a exceção da base, que contem a terra do jardim dos fundos, esta casa de madeira é suportada pela escadaria central, uma entidade robusta de lajes dobradas e quatro colunas de concreto reforçado que se erguem por toda a altura do volume. Em sua base, o centro da escadaria coincide com a entrada diagonal da casa.

Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 21 de 25
Vista Axonométrica da Construção

A presença massiva dessa composição, a coluna desproporcional é contida por um andaime quase provisório de vigas e colunas de madeira tradada com painéis opostos nos dois lados. A fachada externa é forrada com uma folha de placas ventilada de painéis de vidro emoldurados.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Gago / Pezo von Ellrichshausen" [Gago House / Pezo von Ellrichshausen] 03 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/614438/casa-gago-slash-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.