Exposição "Made in Europe" mostra 25 anos do Prêmio Mies van der Rohe

"Existe algum traço distintivo na arquitetura da Europa além do fato de ser 'Made in Europe'?" Essa questão (e outras) serão respondidas em uma exposição que exibirá os arquivos do Prêmio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea – Mies van der Rohe Award. Coincidindo com a Bienal de Veneza 2014, a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe apresentam "Made in Europe". Expondo uma análise sem paralelos do desenvolvimento da arquitetura nos últimos 25 anos, a exposição se baseia em materiais da maior coleção de documentos da Europa (mais de 2.500 projetos e 230 modelos originais) sobre arquitetura contemporânea.

Giovanna Carnevali, diretora da Fundació Mies van der Rohe, explicou "Esse arquivo bruto é uma evidência física do tempo. Ele tem o potencial para múltiplas interpretações: diferentes "histórias" se tornam possíveis, ilustrando a riqueza e a evolução de arquiteturas nacionais."

A exposição acontecerá no  Palazzo Michiel de 7 de junho a 4 de agosto. 

Dos curadores. Os visitantes da exposição descobrirão como a arquitetura moderna, no decorrer do último século, erodiu as singularidades do estilo de cada nação europeia. Podemos então ainda falar sobre arquitetura nacional? Além do mais, há um "europeísmo" na arquitetura? Existe algum traço distintivo na arquitetura da Europa além do fato de ser 'Made in Europe'?

Embora arranjada tematicamente (habitação coletiva, educação, centros culturais, etc.), os documentos do arquivo são exibidos sem contexto. Vistos juntos, podem proporcionar muitas diferentes respostas a questões como: o que significa habitação coletiva? O que são centros culturais? Como são projetados os escritórios? Estas respostas, embora diversas, compartilham de uma definição cultural europeia comum de habitação e sua aplicação na arquitetura. Elas também esclarecem a complexidade subjacente ao conceito de "Made in Europe".

A exposição é dividida em quatro áreas: “Modelos,” “Dados,” “Vozes,” e “Produção”

Exposição Made in Europe mostra 25 anos do Prêmio Mies van der Rohe  - Mais Imagens+ 4

Modelos (Models). As duas primeiras galerias contém uma seleção de 145 modelos originais dos finalistas do Prêmio. Uma linha do tempo dos últimos 25 anos na Europa também destaca as conexões entre política, ciência, cultua e arquitetura.

Dados (Data). Esse é o centro da exposição: quase 2.500 projetos dos indicados do Prêmio nos últimos 25 anos. Um código QR em cada projeto está conectado a um banco de dados online, tornando a exposição interativa.

Produção (Making of). A produção da exposição "Made in Europe" foi realizada por um grupo de 15 estudantes da Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona - Universitat Politècnica de Catalunya, cujo intenso trabalho de abrir e revisar todos os projetos do arquivo foi marcado por muitas surpresas, quase como Walter Benjamin desempacotando sua biblioteca.

A exposição  "Made in Europe" receberá dois simpósios. O primeiro será o “European-ness porosity”, que ocorrerá no dia da inauguração, 6 de junho. O segundo, que acontecerá no meio de julho, receberá os antigos vencedores da categoria Emerging Architects, que debaterão sobre a cena contemporânea da arquitetura europeia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Quintal, Becky. "Exposição "Made in Europe" mostra 25 anos do Prêmio Mies van der Rohe " ["Made In Europe" Showcases 25 Years of The EU Prize - Mies van der Rohe Award] 01 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611152/exposicao-made-in-europe-mostra-25-anos-do-premio-mies-van-der-rohe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.