Solo House / Pezo von Ellrichshausen

Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 2 de 22Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 3 de 22Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 4 de 22Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 5 de 22Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 17

Cretas, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Mauricio Pezo, Sofia von Ellrichshausen
  • Colaboradores: Diogo Porto, Bernhard Maurer, Valeria Farfan, Eleonora Bassi, Ana Freeze
  • Construtora: Ferras Prats
  • Consultoria Estrutural: Jose Perez
  • Serviços De Construção: Ineco, Pablo Rived
  • Cidade: Cretas
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 6 de 22
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta entidade única ocupa uma posição dominante numa paisagem rural de vinhas e oliveiras, contra um pano de fundo composto de vilas medievais e afloramentos rochosos. Um volume horizontal paira destacado do chão, suspenso em um tempo quase arcaico.

Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 13 de 22
Planta de Construção

Transparente e monolítico, o edifício está equilibrado em cima de um pedestal cego, de maneira que seu contorno está dividido entre uma porção elevada, visível de longe e outra que desaparece por trás das folhagens da vegetação nativa. O domínio aéreo da plataforma indica os pontos cardeais, enquanto um anel periférico pontuado por seis colunas colocadas em intervalos regulares acomodam uma sequência de ambientes de funções indefinidas. 

Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 7 de 22
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Estes espaços cristalinos e simétricos são mutualmente independentes e estão conectados por quatro terraços abertos em suas esquinas. Este pórtico é estreito demais para acomodar uma sala de estar e muito profundo para uma varanda. Neste projeto, o único espaço fechado (no centro) não possui cobertura; suas quatro paredes são perfuradas em seus pontos centrais, enquanto que os 'pisos' são de água - o mais gentil dos revestimentos - que reflete o céu. 

Depois de percorrer um estreito caminho inclinado, um lance de escadas que se bifurca molda a entrada: entrar na casa é como entrar num 'túnel gêmeo' que circunda a piscina central, com pequenas aberturas dispostas na diagonal que permitem vislumbres do céu sobre a água. Sob este nível de acesso, um edifício de passagem de serviços passa em torno de uma sala sem uso específico. 

Solo House / Pezo von Ellrichshausen - Imagem 2 de 22
© Cristobal Palma / Estudio Palma

A unidade do volume possui algo de plano geral: sua estrutura arrisca a monumentalidade, mas desaparece no contexto geral de sua massa volumétrica. Pareceria isso quando o teórico chileno Juan Borchers disse que "arquitetura era a física encarnada", ele estava se referindo não apenas de cargas e tensões, mas da própria vida, que apaga seus esforços. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Solo House / Pezo von Ellrichshausen" [Solo House / Pezo von Ellrichshausen] 01 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611151/solo-house-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.