Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi

A partir de 4 de junho, a cidade de Santa Bárbara d’Oeste - SP receberá um recorte da exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”. A itinerância na Fundação Romi acontece a partir da parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual são levados a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente no espaço expositivo do MCB.

“Patrimônio escolar” é fruto da pesquisa elaborada para o quarto volume da coleção Patrimônio Paulista, que registra os bens culturais do estado de São Paulo tombados pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A exposição, que reúne textos da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho e fotografias de Iatã Cannabrava, Malu Teodoro e Vinícius Assencio, adota um recorte justificado pela expressividade das edificações escolares construídas em São Paulo entre 1890 e 1930, período da Primeira República. Cada imóvel individualmente possui relevância própria, mas no conjunto fica evidente também o registro de um período importante da política educacional paulista, alvo de numerosos e importantes estudos acadêmicos.

No livro homônimo à mostra, editado pela Editora Terceiro Nome, são apresentadas as 126 “escolas republicanas” construídas na capital e no interior do estado de São Paulo entre o final do Império e o início da Era Vargas e tombadas pelo Condephaat.

Iniciada em 2010 com a publicação do título “Patrimônio da metrópole paulistana”, e depois com o segundo e terceiro volumes, respectivamente “Litoral e Vale do Paraíba” e “A caminho do Oeste”, a coleção Patrimônio Paulista formata um importante inventário dos bens tombados até hoje pelo Condephaat.

Via MCB.

  • Data: de 04 de junho a 04 de junho
  • Local: Fundação Romi
  • Endereço: Av. Monte Castelo, 1095 – Jd. Primavera, Santa Bárbara d’Oeste – SP
  • Contato: (19) 3499-1555

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi" 31 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611137/exposicao-patrimonio-escolar-uma-saga-republicana-na-fundacao-romi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.