O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi

Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi

  • 15:00 - 31 Maio, 2014
Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi
Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi, Courtesy of Museu da Casa Brasileira
Courtesy of Museu da Casa Brasileira

A partir de 4 de junho, a cidade de Santa Bárbara d’Oeste - SP receberá um recorte da exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”. A itinerância na Fundação Romi acontece a partir da parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual são levados a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente no espaço expositivo do MCB.

“Patrimônio escolar” é fruto da pesquisa elaborada para o quarto volume da coleção Patrimônio Paulista, que registra os bens culturais do estado de São Paulo tombados pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A exposição, que reúne textos da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho e fotografias de Iatã Cannabrava, Malu Teodoro e Vinícius Assencio, adota um recorte justificado pela expressividade das edificações escolares construídas em São Paulo entre 1890 e 1930, período da Primeira República. Cada imóvel individualmente possui relevância própria, mas no conjunto fica evidente também o registro de um período importante da política educacional paulista, alvo de numerosos e importantes estudos acadêmicos.

No livro homônimo à mostra, editado pela Editora Terceiro Nome, são apresentadas as 126 “escolas republicanas” construídas na capital e no interior do estado de São Paulo entre o final do Império e o início da Era Vargas e tombadas pelo Condephaat.

Iniciada em 2010 com a publicação do título “Patrimônio da metrópole paulistana”, e depois com o segundo e terceiro volumes, respectivamente “Litoral e Vale do Paraíba” e “A caminho do Oeste”, a coleção Patrimônio Paulista formata um importante inventário dos bens tombados até hoje pelo Condephaat.

Via MCB.

  • Data: de 04 de junho a 04 de junho
  • Local: Fundação Romi
  • Endereço: Av. Monte Castelo, 1095 – Jd. Primavera, Santa Bárbara d’Oeste – SP
  • Contato: (19) 3499-1555

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi" 31 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611137/exposicao-patrimonio-escolar-uma-saga-republicana-na-fundacao-romi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.