Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas

Richard Kelly iluminou alguns dos edifícios mais icônicos do século XX: a Casa de Vidro, o Edifício Seagram e o Museu de Arte Kimbell, para citar alguns. Sua estratégia de projeto foi surpreendentemente simples, mas extremamente bem sucedida.

Iluminação para a arquitetura tem sido, e muitas vezes ainda é, dominada por um ponto de vista de engenharia, com a determinação dos níveis de iluminância suficientes para um ambiente de trabalho seguro e eficiente. Com experiência em iluminação de palco, Kelly apresentou uma perspectiva cenográfica para a iluminação arquitetônica. Seu ponto de vista pode parecer auto-evidente para a comunidade arquitetônica de hoje, mas foi revolucionário para o seu tempo e influenciou fortemente a arquitetura moderna.

Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 4 de 9
Seagram Building, New York. Image © Ezra Stoller/Esto

Leia mais sobre a notável e anônima contribuição de Richard Kelly para a arquitetura, abaixo.

Uma das primeiras obras significativas de Richard Kelly foi a famosa Casa de Vidro de Philip Johnson, em New Canaan. O desafio para a arquitetura transparente, que foi ganhando popularidade com o surgimento do estilo internacional, foi o próprio vidro transparente, que à noite se transforma em um espelho, refletindo a iluminação interior. Ao minimizar a iluminação interior e iluminar o gramado e as árvores ao redor, Kelly restaurou a continuidade e fluidez do dia para a noite.

Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 2 de 9
Glass House at Night . Image © Steve Brosnahan
Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 7 de 9
Glass House at Night . Image © Steve Brosnahan

Em seu ensaio para o Colege Art Journal "Luz como uma parte integrante da arquitetura" (1952), Kelly resumiu sua teoria da iluminação, que foi muito influenciado pela teoria da percepção, princípios de iluminação de palco e efeitos de luz encontrados na natureza. Hoje, a terminologia é usada para descrever o fundo conceitual para inúmeras soluções de iluminação, especialmente seu conceito de três tipos distintos de iluminação: "brilho focal, luminescência ambiente e jogo de brilhos".

"Brilho focal" é, para Kelly, uma maneira de apontar elementos importantes, como ele explica:

"Brilho focal é o spot na fase moderna. É a luz em sua cadeira de leitura favorita. Ele é o eixo da luz do sol que aquece o final do vale. É a luz da vela no rosto e uma lanterna em uma escada... brilho focal chama a atenção, reúne diversas partes, vende mercadoria, separa o importante do insignificante, ajuda as pessoas a ver."

"Luminescência ambiente" é a iluminação de fundo que serve para perceber o ambiente em geral, nas palavras de Kelly:

"Luminescência ambiente é a luz ininterrupta de uma manhã de neve a céu aberto. É o reflexo do sol no mar em um pequeno barco, é a névoa do crepúsculo em um rio largo, onde terra, água e céu são indistinguíveis. É, em qualquer galeria de arte, as paredes iluminadas, teto translúcido, e piso branco. (...) A luz ambiente produz iluminação sem sombras. Ela minimiza forma e volume."

Finalmente Kelly descreve "Jogo de brilhos" como luz como informação, que pode ser dinâmica ou colorida:

"O jogo de brilhos é a Times Square à noite. É o salão de baile do século XVIII, com lustres de cristal e muitas chamas de velas. É a luz solar em uma fonte ou um riacho ondulante. O jogo de brilhos estimula os nervos ópticos e, assim, estimula o corpo e o espírito, acelera o apetite, desperta a curiosidade..."

Kelly viu beleza visual na interação de todos os três tipos de luz, embora uma fosse geralmente dominante para ele.

Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 6 de 9
Seagram Building, New York. Image © Ezra Stoller/Esto

Para o Edifício Seagram, Kelly surgiu com o conceito de uma "Torre de luz", um marco para iluminação arquitetural. A Revista The Architectural Forum honrou-o como "um dos edifícios mais bem iluminados já construídas." O lobby é dominado por iluminação vertical. As linhas de spots criam um tapete de boas-vindas de luz ao redor do edifício, dando a aparência de flutuar. Em contraste, os pisos dos escritórios superiores são iluminados com um teto luminoso no perímetro do edifício. Para o Restaurante Four Seasons, dentro do edifício Seagram, Kelly empregou seu "jogo de brilhos": luz refletindo nas cortinas de metal, uma escultura de ouro cintilante e iluminação subaquática para a piscina geram uma grande cena sofisticada para um jantar de luxo. Devido às luminárias embutidas, Kelly foi capaz de concentrar-se nos efeitos da iluminação e não nas luminárias.

Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 8 de 9
Seagram Building, New York. Image © Thomas Schielke
Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 5 de 9
Seagram Building, New York. Image © Ezra Stoller/Esto

Para Dietrich Neumann, professor de História da Arquitetura Moderna da Universidade de Brown e editor do livro The structure of light, a obra de Richard Kelly exibe uma surpreendente amplitude de aplicações, um grande vocabulário e uma gama impressionante de escala. Ele também aponta que Kelly cuidadosamente ficou longe do uso da cor, um forte contraste de luz e sombra, e efeitos teatrais em geral.

Hoje a perspectiva de Kelly ainda é uma valiosa fonte de inspiração; sua atitude constitui um contraponto emocionante para várias iluminações contemporâneas que contrastam ícones para atenção e individualidade. Para citar Robert Stern: "Richard Kelly era um teórico da iluminação imensamente talentoso, criando imagens de tal poder icônico que se tornaram fundamentais para a nossa compreensão da arquitetura moderna."

Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 9 de 9
Four Seasons Restaurant. Seagram Building, New York. Image © Hagen Stier

Para ler mais:

Dietrich Neumann: The Structure of Light. Richard Kelly and the Illumination of Modern Architecture. Yale University Press, 2011. 

Richard Kelly: Light as an Integral Part of Architecture. College Art Journal, 12(1), 1952. Pp. 24–30.

Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas - Imagem 3 de 9
Four Seasons Spring Pool Room in Seagram Building, New York. Image © Jeff Goldberg/Esto

Light matters, uma coluna mensal sobre luz e espaço, é escrita por Thomas Schielke. Residindo na Alemanha, Schielke é fascinado por iluminação na arquitetura, trabalha para a empresa de iluminação ERCO, publicou numerosos artigos e é co-autor do livro "Light Perspectives". Para mais informações veja o site www.arclighting.de ou siga-o em @arcspaces

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Thomas Schielke. "Light Matters: Richard Kelly, um mestre anônimo por trás das maiores obras modernas" [Light Matters: Richard Kelly, The Unsung Master Behind Modern Architecture’s Greatest Buildings] 30 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/609384/light-matters-richard-kelly-um-mestre-anonimo-por-tras-das-maiores-obras-modernas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.