Hosier e Rutledge Lane: Galerias de graffiti espontâneas em Melbourne

A página de turismo de Melbourne não mostra apenas os lugares emblemáticos da cidade, como a Catedral de São Patrício ou a Galeria Nacional Victoria, que reúne mais de 70 mil obras, mas também convida a desfrutar de uma experiência nas suas ruas, espaços públicos, praças e parques.

Nesse sentido, um dos lugares mais recomendados é a Federation Square, principal praça da cidade que foi reconhecida como um dos melhores espaços públicos do mundo e onde anualmente se realizam cerca de 2 mil atividades culturais. Além disso, as ruas próximas à praça tornaram-se parte de um circuito com cafés, lojas, restaurantes e arte pública. Duas das mais representativas no âmbito da arte urbana em Melbourne são as Hosier e Rutledge Lane, cobertas de grafites desde o início dos anos 90.

Conheça a história dos grafites dessas rua, a seguir.

Hosier e Rutledge Lane: Galerias de graffiti espontâneas em Melbourne - Mais Imagens+ 8

As ruas Hosier e Rutledge Lane estão localizadas no setor financeiro de Melbourne e conformam uma espontânea galeria de arte. Desde suas origens, os artistas são os encarregados de renovar os grafites que, em certos casos, fazem referência à atualidade ou prestam homenagens, como por exemplo para Heath Ledger e seu personagem Coringa no filme Batman, ou um mais recente, feito para lembrar a morte de uma criança que vivia na cidade.

Fonte: Street Art Utopia

Em setembro do ano passado, o artista Adrian Doyle pediu permissão ao município para pintar os muros com azul como uma maneira de representar o vazio. Contam que depois de 45 minutos ele havia acabado de pintar, os grafiteiros voltara a deixar sua arte nas paredes. Diante disso, o prefeito da cidade, Robert Doyle, apoiou a decisão dos grafiteiros e disse que “Hosier Lane é a mais alta expressão da arte urbana em Melbourne e tem que continuar sendo uma galeria para os nossos artistas de rua”.

© Derek Midgley's Photostream, Flickr. Used under Creative Commons

A rua reflete o caráter dessa cidade que é reconhecida por seus eventos artísticos, culturais e esportivos e foi catalogada como uma das capitais mundiais de arte urbana. Em parte, isso foi possível porque as autoridades declararam que estas manifestações contribuem para “criar um ambiente urbano vibrante que muda continuamente”.

© christian.schuit, Flickr. Used under Creative Commons
© 1llustr4t0r.com, Flickr. Used under Creative Commons
© theRetrographer, Flickr. Used under Creative Commons
© Pesky Phooey, Flickr. Used under Creative Commons
© Kitt Foo, Flickr. Used under Creative Commons
© wiredforlego, Flickr. Used under Creative Commons

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Hosier e Rutledge Lane: Galerias de graffiti espontâneas em Melbourne" 30 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/608729/hosier-e-rutledge-lane-galerias-de-graffiti-espontaneas-em-melbourne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.