O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2014: participação portuguesa com o jornal "Homeland, News from Portugal"

Bienal de Veneza 2014: participação portuguesa com o jornal "Homeland, News from Portugal"

Bienal de Veneza 2014: participação portuguesa com o jornal "Homeland, News from Portugal"
Bienal de Veneza 2014: participação portuguesa com o jornal "Homeland, News from Portugal", Courtesy of ©Ana Aragão
Courtesy of ©Ana Aragão

Portugal será oficialmente representado na 14ª Bienal de Veneza por um jornal. A escolha desta mídia corresponde à possibilidade visibilidade mundial ao revelar eventos, traços culturais e desafios socioeconômicos de um país.

Intensamente distribuído em três diferentes edições durante os seis meses de duração da Bienal, Homeland, News from Portugal busca expor notícias sobre a vida arquitetônica, social e econômica atual de Portugal, refletindo e informando sobre uma variedade de aspectos da modernização do país nos últimos 100 anos.

Especificamente, Homeland, News from Portugal tem com objetivo abordar as questões levantadas pelo arquiteto Rem Koolhaas (Fundamentals - Absorbing Modernity: 1914-2014) através de uma reflexão crítica e propositiva sobre habitação - um campo de excelência para experimentações modernas - sempre um elemento essencial dos ambientes urbanos e rurais e uma reflexão social e cultural de seus habitantes.

Capa de "Homeland, News from Portugal "
Capa de "Homeland, News from Portugal "

A crise da habitação não se origina da falta de moradias, mas é um sintoma de um paradoxo maior e mais abrangente, levado por processos logísticos e migratórios, mas também especulativos, econômicos e políticos. Neste contexto a arquitetura foi “deixada de lado” para trabalhar isoladamente, fechada, focada nos limites dos terrenos ou na especulação acadêmica e ilusória. Habitação sempre foi um tema fértil para experimentações e um dos principais temas da modernidade. Frequentemente na história de nossa arquitetura nacional, era a habitação o principal tema do debate sobre construir a sociedade. É importante reabrir este debate hoje, refletindo não apenas sobre as razões deste paradoxo, mas também sobre o desempenho e o posicionamento da arquitetura em direção a uma realidade (habitacional) muito diversa e fragmentada.

Portanto, Homeland, News from Portugal reportará o processo de projeto de 6 grupos de arquitetos, trabalhando em 6 cidades portuguesas, em 6 diferentes tipos de habitação (temporária, informal, coletiva, requalificação, isolada, rural), e será distribuído durante os 6 meses da Bienal de Veneza. A reflexão trazida por esses arquitetos se pretende crítica e propositiva.

Contracapa de "Homeland, News from Portugal "
Contracapa de "Homeland, News from Portugal "

Buscando ajudar a quebrar o atual impasse encarado pela prática da arquitetura, esta oportunidade reivindica novos modos de praticar Arquitetura e promover um papel mais efetivo para os arquitetos na sociedade contemporânea.

  • Título da exposição: Homeland. News from Portugal
  • Participantes: Adoc; André Tavares; Artéria; Ateliermob; Like Architects; Mariana Pestana; Miguel Eufrásia; Miguel Marcelino; Paulo Moreira; Pedro Clarke; Sami Arquitectos; Susana Ventura
  • Curador: Pedro Campos Costa
  • Assistente de curadoria e Diretora Editorial: Alessia Allegri
  • Organização: Secretariado do Estado de Cultura – Diretoria Geral de Artes
  • ProduçãoTrienal de Arquitetura de Lisboa 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Bienal de Veneza 2014: participação portuguesa com o jornal "Homeland, News from Portugal"" 28 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603532/bienal-de-veneza-2014-participacao-portuguesa-com-o-jornal-homeland-news-from-portugal> ISSN 0719-8906