Livro “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo”

Mais que um livro sobre o principal estádio de Fortaleza, terceiro maior da Copa do Mundo 2014, “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo”é um livro de arquitetura, engenharia e história. Reúne, em uma única obra, a experiência de quatro profissionais – o arquiteto Héctor Vigliecca, os engenheiros Sérgio Stolovas e Flávio D´Alambert e o jornalista Ciro Câmara –, ligados ao projeto de modernização da arena, que abordam diferentes aspectos de sua transformação.

Um documento histórico que mescla conhecimento técnico, grande parte aplicado de maneira inédita e inovadora, com fatos, curiosidades e cultura do futebol relacionados a um estádio com 40 anos de vida, cuja história se confunde com própria história do país.

Fotos antigas em preto e branco e belíssimas imagens da nova arena pelas lentes do fotógrafo especializado em arquitetura Leonardo Finotti, além de amplo material gráfico que inclui croquis assinados por Héctor Viglicca, plantas, cortes e perspectivas ilustram o livro que abrange desde a concepção original do estádio, sua construção e a escolha de Fortaleza como cidade-sede da Copa.

No âmbito da arquitetura, o livro traz a proposta inicial do projeto de modernização e de ocupação urbana do entorno, com os estudos e análises que levaram à concepção da Arena Castelão como “o lugar para o evento urbano”. Mesmo vazio, conserva um caráter vibrante e uma atmosfera de espetáculo. Critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo projeto, que engloba o edifício da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, levou o Castelão a se tornar o primeiro estádio da América do Sul a receber a certificação ambiental internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Sobre os autores:

Héctor Vigliecca é arquiteto e urbanista, sócio-fundador do escritório Vigliecca & Associados, responsável pelo projeto de modernização do Castelão. Uruguaiano, radicou-se no Brasil há mais de 40 anos.

Sérgio Stolovas é engenheiro civil, desenvolve atividades nas áreas de estrutura e dinâmica estrutural através da STO Análise e Soluções Estruturais. Atuou como assessor nos projetos de avaliação de desempenho dinâmico do Castelão, entre outros estádios da Copa do Mundo.

Flávio D’Alambert é engenheiro civil, diretor técnico da empresa Projeto Alpha Engenharia e diretor-adjunto para a especialidade de Estruturas Metálicas da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). Responsável pela cobertura do Castelão.

Ciro Câmara é jornalista, Coordenador de Comunicação da Secretaria Especial da Copa (Secopa – CE). Repórter e editor do livro “PV: Biografia de Uma Paixão – Corpo, Alma e Coração do Estádio Presidente Vargas” (2011), publicado pela Fundação Demócrito Rocha. 

  • Título: “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo”
  • Autores: Héctor Vgliecca, Sérgio Stolovas, Flávio D’Alambert, Ciro Câmara
  • Realização: Vigliecca & Associados
  • Edição bilíngue: português/inglês
  • Número de páginas: 156
  • Formato: 26 x 29 cm
  • Preço médio: R$ 95

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Livro “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo” " 25 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603453/livro-arena-castelao-nil-governador-placido-aderaldo-castelo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.