Casa dos Pátios / AR Arquitetos

Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 2 de 25Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 3 de 25Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 4 de 25Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 5 de 25Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetura: Juan Pablo Rosenberg, Marina Acayaba
  • Equipe De Projeto: Paloma Delgado, Kiti Vieira, João Chiavoni, Marina Portolano
  • Paisagismo: João Fausto Maule
  • área Do Terreno: 514 m²
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 13 de 25
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tomando como inspiração os “building cuts” de Gordon Matta Clark e os “Skyspaces” de James Turrel, a Casa dos Pátios é resultado de um exercício radical de reorganização do programa, por meio de recortes e supressões em uma volumetria pré-existente. Projetou-se o espaço negativo, o qual, quando retirado, resulta na nova organização espacial da antiga casa.

Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 19 de 25
Corte

Como em Matta-Clark a proposta visa uma restauração da experiência cognitiva dos espaços, por meio da liberação de vazios interiores que dinamizam a percepção daquilo que se encontrava enrijecido, fragmentado.

Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 12 de 25
© Leonardo Finotti

O invólucro original, um prisma retangular de 22x7x9m, foi mantido – dada sua boa orientação - e tomado como sólido a ser escavado. Dessas ações de retirada, resultam variações de pé-direto, volumetrias livres e os pátios internos, elementos estruturantes da nova organização do programa. Estes pátios criam vazios de descompressão entre as áreas íntimas e novas relações entre níveis, propondo recortes de céu (skyspaces) e “fachadas internas”, camadas intermediárias que graduam a transição entre interior e exterior.

Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 24 de 25
Diagrama

O redesenho das circulações, aliado às variações de níveis e pés-direitos, propõe percursos sensoriais (promenade arquitetural) com enquadramentos visuais precisos, resultantes do criterioso posicionamento das aberturas nas fachadas, parentemente aleatórios quando vistos do exterior.

Casa dos Pátios / AR Arquitetos - Imagem 6 de 25
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Pátios / AR Arquitetos" [Patio House / AR Arquitetos] 21 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602197/casa-dos-patios-slash-ar-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.