AD Brasil Entrevista: Pedro Évora / Rua Arquitetos

Na série AD Brasil Entrevista, apresentamos desta vez o arquiteto Pedro Évora, do Rua Arquitetos, escritório fundado juntamente com Pedro Rivera, atual diretor do Studio-X Rio.

Interessado na fronteira entre a arquitetura e a arte, o Rua Arquitetos se mostra um estúdio voltado para a cidade, preocupado com a questão urbana, como coloca Évora, e com as arquitetura públicas, sobretudo de pequenas e médias escalas.

Évora se mostra um arquiteto bastante dedicado ao que chama “qualidade” na arquitetura, algo que para ele é fundamental e que só é atingida através de incessante trabalho e dedicação, algo que vê quase como um “vício, uma contaminação [...], uma sorte e maldição” que acompanha o arquiteto.

AD Brasil Entrevista: Pedro Évora / Rua Arquitetos - Mais Imagens+ 1

O papel do arquiteto hoje, segundo o entrevistado, difere de seu papel no início ou metade do século XX. Hoje, seu papel se redesenha, e nesse processo de redescoberta da profissão, o diálogo com as transformações da sociedade é essencial, sobretudo quanto às mudanças na esfera territorial e urbana.

Comentando sobre o papel da inovação no Rua Arquitetos, Évora diz que “inovação [...] é como encontrar maneiras de fazer o que a gente gosta”, em outras palavras, descobrir maneiras de fazer arquitetura a partir de um cenário existente que não se mostra estimulante para a profissão - provavelmente um desafio enfrentado pela maioria dos escritórios brasileiros, uma vez que a valorização profissional arquiteto e urbanista parece uma realidade distante.

A entrevista com Pedro Évora só foi possível através do apoio da APEX e da AsBEA.

Sobre o Rua Arquitetos

O RUA Arquitetos é uma empresa de criação interessada nas fronteiras da arquitetura e da arte, formada desde 2008 pelos arquitetos Pedro Évora e Pedro Rivera, no Rio de Janeiro. A experiência do escritório abrange projetos de espaços para arte, cultura, economia criativa e educação; projetos residenciais, patrimônio arquitetônico e urbanização; cenografia, projetos expositivos e de estruturas temporárias.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "AD Brasil Entrevista: Pedro Évora / Rua Arquitetos" 14 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601605/ad-brasil-entrevista-pedro-evora-slash-rua-arquitetos> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.