Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur

Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 2 de 13Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 3 de 13Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 4 de 13Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 5 de 13Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Rafal Mazur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1275
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joanna Nowicka
  • Equipe De Projeto: Rafal Mazur, Antonina Zygmunt, Piotr Glowacki, Krzysztof Mazanek, Marta Sacha
  • Engenheiros Estruturais: Rodryg Czyz, Jacek Zawadzki, Miroslaw Hutyrko
  • Cidade: Katowice
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 2 de 13
© Joanna Nowicka

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro cultural está localizado no distrito de Dab em Katowice, Polônia - uma zona conhecida pelas minas e indústrias. O conceito do edifício vincula dois aspectos importantes do lugar. Uma conexão dos espaços verdes se realiza desde o extremo norte da tradicional rua de Silesia até o extremo sul. O limite entre o edifício e o espaço verde é invisível. A planta de cobertura, em forma de "Z", se eleva dois pavimentos desde o nível do solo. A forma da seção foi inspirada pelas minas, já que todos os serviços do programa se encontram no subsolo.

Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 11 de 13
Planta baixa - Térreo

O edifício está integrado ao nível da rua para promover a interação urbana. A nível do solo, existem duas praças destinada a criar um espaço público familiar. Isso é importante, já que o edifício está localizado no caminho que conecta duas partes principais da cidade. A forma da cobertura que se eleva é estritamente funcional, satisfazendo a necessidade de criar uma segunda entrada independente para a biblioteca que se encontra no segundo pavimento. A biblioteca amplia seu uso até o terraço ajardinado de cima, que permite leituras ao ar livre e privacidade perante a rua movimentada.

Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 9 de 13
© Joanna Nowicka

O hall principal é um espaço de galeria, o qual é acessível para os pedestres mesmo quando o edifício está fechado. A materialidade interior do edifício consiste principalmente na combinação de tijolo e estuque. Como contraste diante desses materiais cálidos, a pele exterior é feita em vidro com reforços de aço. É importante que o centro cultural mantenha um sentido de transparência, que convida a ser visto e promova sua visita. O detalhe da fachada é uma marcação negra minimalista que enquadra o que está dentro, tornando-o atrativo. A fachada de aço negro, ao estilo de Mies Van der Rohe, respeita a memória da mineração industrial.

Esse edifício incita a uma variedade de interações pessoais, já que isso é o que forma uma cultura. Integra áreas verdes abertas com a rua urbana estreita, cria um subsolo funcional em contraste com o primeiro pavimento público e os usos mais privados acima e converte um caminho de pedestres em um lugar de estar. Isso é alcançado afastando a forma do edifício dos seus limites, tanto físicos quanto experimentais, criando assim uma forma livre para a auto-expressão.

Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur - Imagem 4 de 13
© Joanna Nowicka

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Krzyżowa 1, 40-111 Katowice, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural em Katowice / Rafal Mazur" [Cultural Center in Katowice / Rafal Mazur] 11 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601548/centro-cultural-em-katowice-slash-rafal-mazur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.