Ideias cidadãs para melhorar a segurança em torno da Ponte do Brooklyn

A ponte de Brooklyn é uma das mais emblemáticas infra-estruturas do século XIX em Nova Iorque, conectando o Brooklyn a Manhattan passando sobre o East River. Quando foi inaugurada, em 1883, era a maior ponte suspensa do mundo, com 1.800 metros de comprimento.

Embora seu uso inicial tenha sido previsto para automóveis e pedestres - incluindo a passagem de bondes e trens em diferentes períodos - o boom do ciclismo das últimas décadas levou o Departamento de Transporte da cidade a criar um sistema de prevenção de acidentes na região, que tem uma taxa de acidentes nove vezes mais alta do que a média total do estado de Nova Iorque. 

Em 2009, os Departamentos de Transporte e o Departamento de Projeto e Construção ofereceram oficinas para os moradores do Brooklyn, visando chegar a um denominador comum entre as ideias das autoridades e dos moradores e melhorar a aparência e a segurança da ponte, especialmente nas esquinas das avenidas Adams e Tillary, uma das mais perigosas da cidade, onde ocorreram 117 acidentes entre 2008 e 2010. Entre as medidas propostas pelos moradores estavam aumentar os jardins, alargar as calçadas e melhorar as ciclovias.

Courtesy of DOTNYC

Embora os planos de renovação incluíssem os moradores, estes tiveram que esperar pois não obtiveram o financiamento necessário. No final de 2013 o plano foi revisto, atualizado e aprovado pelo Conselho Comunitário do Comitê de Transporte do Brooklyn.

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Neste novo plano, a área central da intervenção foi deslocada para a esquina da Tillary e Adams, sendo esta a continuação da ponte do Brooklyn. A medida para renovar o entorno da ponte seria, em primeiro lugar, a transformação da Rua Adams em uma avenida com espaço para bicicletas e pedestres segregados da área de automóveis. A construção da ciclovia se daria na pista que é usada como estacionamento, o que tornaria mais rápido o deslocamento até o centro do Brooklyn.

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 As alterações na Rua Tillary, seriam feitas em uma segunda fase do desenvolvimento do projeto. Por enquanto serão estabelecidas medidas para garantir que os carros não estacionem nas ciclovias.

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A transformação na avenida terá início no final de 2014, com conclusão prevista após 18 meses de trabalhos. No momento, aguarda-se o financiamento do projeto.

Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Júlia Martins, ArchDaily Brasil.

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Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Ideias cidadãs para melhorar a segurança em torno da Ponte do Brooklyn" 10 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601542/ideias-cidadas-para-melhorar-a-seguranca-em-torno-da-ponte-do-brooklyn> ISSN 0719-8906

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