Iniciativa propõe placas de orientação para pedestres em Porto Alegre

Ex-alunos do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre - RS, juntamente com a organização Shoot the Shit, elaboraram e instalaram uma série de placas de sinalização que auxiliam os pedestres a se locomover na capital gaúcha.

As placas mostram a distância até importantes lugares da cidade - como o Parque da Redenção, o Hospital de Clínicas, o Parque Marinha, ícones de Porto Alegre - além de contar com um código QR, que pode ser escaneado através de um smartphone, fornecendo outras informações aos pedestres.

Batizada de WalkYourCity, a iniciativa surgiu nos Estados Unidos e já se espalhou por mais de 38 países. Em Porto Alegre, foi adotada por integrantes do projeto "Da Escola Pra Vida", uma ação do Colégio Farroupilha cujo objetivo é estimular que estudantes possam interferir na melhoria de problemas urbanos.

© Lara Ely / zero hora

Com apoio de financiamento coletivo, mais de 100 placas foram elaboradas e penduradas em postes públicos desde março. Outras centenas estão em elaboração e devem ser colocadas nos próximos meses.

Apesar de sutis e benéficas para a cidade, pois facilitam os deslocamentos a pé, as placas correm o risco de serem removidas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre. “Não sei qual o objetivo deles aqui. É uma maneira estranha de colocar a sinalização sem contatar o órgão responsável. Poderíamos até participar da campanha, a ideia parece boa, mas do jeito que está não pode ficar”, disse Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC.

© Lara Ely / zero hora

Contudo, o alerta do órgão de trânsito não intimidou a ação dos alunos e da organização Shoot the Shit, que pretendem continuar instalando as placas de orientação.

Referência: zh.clicrbs

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Iniciativa propõe placas de orientação para pedestres em Porto Alegre" 10 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601540/iniciativa-propoe-placas-de-orientacao-para-pedestres-em-porto-alegre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.