Vencedor da II Bienal da Zona da Mata Mineira - Complexo Cultural e Turístico de Ubá / Arsenic Arquitetos Associados

O Centro Cultural e Turístico de Ubá é um projeto elaborado para desenvolver, fortalecer e divulgar as diversas formas de manifestações artísticas e culturais desenvolvidas na Zona da Mata. Dividido em edifícios distintos para Filarmônica, Teatro de Arena, Cinema e Espaço Comercial, o complexo é organizado em torno de uma praça cívica, que também se torna ambiente para shows e eventos ao ar livre.

Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

O complexo também possui a nobre tarefa de expor e proteger a única réplica em tamanho real da obra máxima do artista Cândido Portinari: os monumentais painéis "Guerra e Paz".

Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

A proposta vem de encontro à elaboração de um conceito de espaço cultural que seja aberto e democrático, atraindo a população e transformando a sociedade em torno da arte. Portanto, além dos espaços para exibições finais, o foco neste centro cultural é também de ensino e propagação da cultura através da educação e profissionalização social. 

Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

Sobre o “Quadro Guerra e Paz”, de Portinari 

Guerra e Paz são dois painéis de aproximadamente 14 x 10 m, cada um produzidos pelo pintor brasileiro Cândido Portinari, entre 1952 e 1956. Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, mas antes de partirem, em 1956, foram expostos numa cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitschek.

Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

Cinquenta e quatro anos depois, em dezembro de 2010, os painéis deixaram a sede da ONU e retornaram ao Brasil para uma restauração que ocorreu no Palácio Gustavo Capanema de fevereiro a maio de 2011, em ateliê aberto ao público. Graças aos esforços do Projeto Portinari, a obra será exposta no Brasil e no exterior até agosto de 2013, enquanto a sede da ONU sofrerá uma grande reforma.

Guerra e Paz possui apenas uma única réplica em tamanho real existente, com a qual Ubá foi presenteada. Para honrar e festejar esse fato, o espaço mais nobre do edifício foi desenvolvido para expor a réplica de forma permanente. 

“Nunca, na arte moderna do mundo inteiro, um pintor viu as suas obras substituírem-se aos acordes de Wagner e Verdi, à fantasia dos ballets de Chopin, à majestade das orquestras sinfônicas. Pela primeira vez no século XX, o maior teatro de uma cidade transforma-se em templo da pintura.” (Mario Barata)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Vencedor da II Bienal da Zona da Mata Mineira - Complexo Cultural e Turístico de Ubá / Arsenic Arquitetos Associados" 06 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601459/vencedor-da-ii-bienal-da-zona-da-mata-mineira-complexo-cultural-e-turistico-de-uba-arsenic-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.