Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes

Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 2 de 12Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 3 de 12Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 4 de 12Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 5 de 12Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos Paisagistas: IN SITU paysage et urbanisme
  • Luminotécnica: Agathe Argod / Scène Publique
  • Comunicação: Anne Rolland
  • Cliente: Ville de La Rochelle
  • Orçamento: 4360000 € HT
  • Cidade: La Rochelle
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 11 de 12
Planta de Situação

Descrição enviada pela equipe de projeto. No cerne do projeto de renovação urbana para o distrito Mireuil de La Rochelle, " La Queue du Lezard " ("Rabo do Lagarto") é um complexo de equipamentos coletivos locais que faz parte de um plano proposto pela ANRU ( Agência Nacional Francesa para Renovação Urbana ), desenvolvido em conjunto com paisagistas da empresa In Situ . Um centro comunitário, espaços para esporte e uma biblioteca de jogos são agrupados em uma estreita faixa de 200 m de comprimento composta por elementos cheios e vazios. Ele é projetado de acordo com o princípio da arquitetura genérica, construído em torno de uma espinha dorsal de concreto que contém todas as áreas técnicas e de serviços, um esqueleto laminado-colado e uma pele de Douglas Pine. Esta expressão arquitetônica global permitiu que os programas fossem ajustados durante a fase de definição do conceito, e agora apresenta uma visão geral em que os sólidos e os vazios misturam-se uns aos outros . Este método de projeto e sua flexibilidade projetual ganhou o apelido de "rabo do lagarto" .

Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 9 de 12
© Philippe Maillot

Ligações Urbanas

O projeto está localizado em um bairro cujo desenvolvimento urbano, típico de grandes complexos habitacionais , baseia-se nos princípios de planejamento de 1960. Com base em uma planta livre, aberta, que confere a coerência de sua composição em uma grade estritamente retangular. O espaço liberado pelas várias demolições fez com que fosse possível reorganizar os espaços públicos para acomodar os novos edifícios e para afirmar a abertura do velho bairro Chateaux d' Eau em Mireuil. O edifício se encaixa naturalmente neste traçado urbano e se expande na forma de um longo volume de madeira de leste a oeste, da igreja na Avenue des Grandes Varennes até a Rue de la Resistance. Do ponto de vista da formal, a idéia era preservar um edifício estritamente horizontal em um terreno inclinado. A horizontalidade conferiu coerência e legitimidade para este novo programa em seu confronto com a escala do local. Essa ligação urbana, que tem lugar fisicamente dentro do tempo necessário para a reconstrução da cidade em si, também forma um vínculo social na mente das pessoas. A escolha de arquitetura genérica dá força real para o sistema e permite que ele acomode os diferentes programas em um todo coerente e unificado. É a boa qualidade dos elementos arquitetônicos, o uso de materiais de alta qualidade e o jogo de luz artificial e natural que o fazem tão diferente e interessante .

Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 4 de 12
© Philippe Maillot

Experimentando o Conceito de Barras Ativas

O centro comunitário, localizado no núcleo do sistema, faz uso da inclinação natural para organizar-se em mezaninos. A "coluna vertebral" de concreto contém todas as rotas de circulação vertical, instalações sanitárias e construção de áreas de serviços. O teto contém um plenário de serviços contínuos coberto com grades metálicas que também cobrem as extremidades verticais. Os telhados adjacentes não são acessíveis, mas são visíveis desde os edifícios vizinhos. O portal feito em quadros de madeira laminada colada, colocados em uma grade regular de 2,70 m formam duas estruturas cobertas espaçosas e simples - uma de cada lado dessa espinha dorsal - onde os espaços de alta qualidade estão localizados. A camada exterior é composta por uma fachada de madeira coberta com revestimentos de Douglas Pine, colocados vertical e horizontalmente em alternância. Essas fachadas parecem ser sustentadas por adereços verticais que dançam ao longo delas.  Esses "adereços" consistem em tubos de seção T, feitos em aço galvanizado delicadamente constratados com madeira estabilizada. Na fachada sul , os "adereços" são afastados dela e funcionam como brises. Suas posições são calculadas para barrar completamente a luz do sol no verão e permití-lo livremente entrar nos quartos no inverno. A biblioteca de jogos foi projetada de acordo com o mesmo princípio arquitetônico e técnico.

Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 7 de 12
© Philippe Maillot

Um coração quente para o centro comunitário

Foi dada especial atenção à área de recepção do centro comunitário. Acessível a partir da Praça des Palabres ao sul, oferece acesso fácil e seguro. A sua posição central permite fácil direcionamento à todas as atividades, e às grandes áreas envidraçadas transparentes, permitindo o monitoramento dos fluxos de circulação das pessoas. O lobby de recepção, com a sua calorosa e acolhedora cor vermelha, confere o tom para todo o espaço. Este ambiente acolhedor é reforçado pelo uso generalizado de madeira (para a estrutura, acabamentos interiores e tetos falsos ), as grandes áreas transparentes e a iluminação natural onipresente. Localizado nos três mezaninos ele possui visão de todo o edifício. A organização geral inclui um espaço muito grande chamado Ágora no Ocidente, que podem ser utilizado ​​separadamente ou mesmo completamente alugado por um preço simbólico para as atividades privadas. É totalmente auto-suficiente em termos de instalações sanitárias, refeitórios, acessos, etc. Em cada lado da estrutura, existem salas de diferentes tamanhos para escritórios ou workshops. As visualizações simultâneas de ambos os lados do edifício criam uma reconfortante atmosfera e fornecem uma visão permanente da cidade circundante. Por outro lado, o jogo de luz através dos brises oferece grande privacidade do lado de fora para os usuários, que podem ver sem serem vistos.

Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 6 de 12
© Philippe Maillot

Integrando o design ambiental para um projeto de baixo impacto

Certos princípios fundamentais do design ambiental foram aplicados:

  • um conceito arquitetônico "bioclimático" com base em edifícios compactos, o idealmente orientado em relação à trajetória do sol. 
  • uma parte da estrutura é em concreto para dar ao edifício a inércia térmica necessária. Há também um quadro estrutural de madeira laminada colada. Os revestimentos exteriores são em madeira de reflorestamento, como o pinheiro.
  • isolamento térmico é reforçado para limitar as necessidades de aquecimento. A escolha do isolamento externo diminui amplitudes térmicas entre o dia e a noite e entre o inverno e o verão. Atenção especial é dada à estanqueidade do edifício. As perdas de calor são limitadas.
  • os espaços e aberturas destinam-se a limitar as perdas de calor e superaquecimento da seguinte forma:

  1. No sul, as grandes aberturas nas paredes de vidros são protegidas por toldos (que são ajustados para permitir a entrada do sol no inverno e bloquear completamente a luz do sol no verão) e vegetação densa. 
  2. No norte, aberturas nas paredes envidraçadas são reduzidas. 
  3. Nas fachadas leste e oeste, as aberturas são equipadas com cortinas de tecido externas.

Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes - Imagem 12 de 12
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenue des Grandes Varennes, 17000 La Rochelle, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário La Queue du Lézard / Rue Royale Architectes" [La Queue du Lézard Community Center / Rue Royale Architectes] 05 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601408/centro-comunitario-la-queue-du-lezard-slash-rue-royale-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.