XX Congresso Brasileiro de Arquitetos encerra suas atividades em Fortaleza

O XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), alcançou o resultado esperado pelos mais de dois mil e quinhentos congressistas, vindos de toda parte do Brasil. Foram quatro dias intensos de atividades que mantiveram salas e auditórios com capacidade lotada. Nesta edição, o evento apresentou como tema “Identidade e Diversidade Profissional” e prestou uma homenagem ao saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. Paralelo à programação de minicursos e palestras, o XX CBA recebeu mais de três mil visitantes em sua feira de produtos e serviços.

Na sexta-feira, 25 de abril, último dia do Congresso, a movimentação começou no final da manhã, com uma coletiva para a imprensa cearense. Na pauta, a divulgação do posicionamento com relação à implantação de um binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luis, em Fortaleza, bem como as intervenções na Praça Portugal, prevista pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) da Prefeitura de Fortaleza. A despeito do anúncio, o debate sobre mobilidade urbana e patrimônio público integraram a programação científica do XX CBA, que recebeu mais de 80 conferencistas do Brasil e do exterior.

Participaram da coletiva o presidente do IAB-CE, Custódio dos Santos, acompanhado pelo vice-presidente, Rodrigo Ponce de Leon; o secretário geral adjunto, arquiteto José Otávio Santos; o diretor administrativo e financeiro e presidente da comissão organizadora do Congresso, Odilo Almeida; e Fabrício Porto Cavalcanti, diretor administrativo e financeiro adjunto. A imprensa foi recebida no auditório principal do Congresso.

Seguindo a programação, aconteceu ao final da tarde de sexta-feira, a mesa temática “Cidades Sustentáveis”, ministrada pelo arquiteto cearense Fausto Nilo, junto do Presidente da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), João Suplicy e de César Freitas, Presidente da Ordem de Arquitetos de Cabo Verde. Durante a explanação do tema foram indicadas soluções e viabilidades para assegurar a qualidade dos espaços públicos das cidades. 

Em sua fala, o arquiteto Fausto Nilo destacou a importância das cidades como lugar privilegiado de intercâmbio e de desenvolvimento humano. Estruturar as cidades para facilitar as relações e garantir o seu melhor funcionamento implica em planejar e regular o uso do solo, as densidades urbanas, os sistemas de vias e múltiplos modos de transporte. 

Apresentação da Carta de Fortaleza pelo arquiteto Luiz Fernando Janot do Conselho Superior do IAB. ImageFoto: Walter Almeida

Ao fim do dia, houve apresentação da “Carta de Fortaleza”, documento formulado pelos arquitetos do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que levanta princípios para a elaboração de uma agenda sobre arquitetura e planejamento urbano nas cidades brasileiras. O documento deverá ser entregue, ainda este ano, aos candidatos à Presidência da República, com as demandas sugeridas pelos profissionais do planejamento para o desenvolvimento sustentável das cidades a da qualidade da vida urbana.

Para Romeu Duarte, conselheiro vitalício do IAB e presidente da Comissão Científico do Congresso, “a Carta de Fortaleza espelha o momento urbano brasileiro. Aborda desde a temática da habitação, planejamento de cidades, situação do profissional de arquitetura e também atende aos reclames legítimos das manifestações do ano passado. Talvez, essa seja a primeira e mais qualificada resposta aos problemas que foram evidenciados pelas ruas”. O documento foi apresentado ao público participante em Plenária Geral, pelo relator arquiteto Luiz Fernando Janot, membro do Conselho Superior do IAB, após a Palestra Magna com o arquiteto português Gonçalo Byrne.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "XX Congresso Brasileiro de Arquitetos encerra suas atividades em Fortaleza" 28 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601308/xx-congresso-brasileiro-de-arquitetos-encerra-suas-atividades-em-fortaleza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.