Estreia do documentário “Os Irmãos Roberto”, no IAB-RJ

Hoje, segunda-feira, no Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Rio de Janeiro, acontece a estreia do filme “Os Irmãos Roberto”, que conta a história da obra e da vida dos irmãos Marcelo, Milton e Maurício Roberto, pioneiros na arquitetura modernista no Brasil. O filme, que até então só havia sido exibido em festivais, terá a sua primeira exibição às 19h30 na sede do IAB-RJ. Após o filme haverá um debate sobre o tema.

Os irmãos Roberto fazem parte da geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, porém não recebem a mesma atenção. Na opinião de Ivana Mendes, uma das responsáveis pelo filme, que mora em um dos condomínios assinados pelos irmãos, o Sambaíba, a falta de notoriedade se deu pelos arquitetos se especializarem em prédios residenciais, em áreas muito adensadas, ao contrário de seus pares, que construíram prédios monumentais, em áreas com grande visibilidade, trabalhando para o governo. “O curioso é que, sabendo da importância arquitetônica do prédio, e para valorizarem ainda mais na hora de uma negociação, não é incomum que se refiram ao Sambaíba como se o prédio fosse de Lucio Costa”, afirmou.

No filme, a vida e obra dos irmãos Roberto são contadas por meio de depoimentos de arquitetos que os conheceram, alguns deles moradores de prédios que eles assinaram. Entre os que deram depoimentos estão: Roberto são Alfredo Brito, Ana Luíza Nobre, Dayse Barbosa Gois, Ernani Freire, João Calafate, João Masao Kamita, Luís Felipe Machado, Milton Feferman e Roberto Bastos Cruz

Estreia de “Os Irmãos Roberto”

Data: 28 de abril, segunda-feira
Horário: 19h30
Local: Casa do Arquiteto Niemeyer – Sede do IAB-RJ
Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Rio de Janeiro - RJ

  • Título

    Estreia do documentário “Os Irmãos Roberto"
  • Website

  • Organizadores

  • De

    28 de Abril de 2014 07:30 PM
  • Até

    28 de Abril de 2014 10:00 PM
  • Onde

    IAB-RJ
  • Endereço

    Beco do Pinheiro, 10 - Flamengo, Rio - Rio de Janeiro, 22220-050, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Estreia do documentário “Os Irmãos Roberto”, no IAB-RJ" 28 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601305/estreia-do-documentario-os-irmaos-roberto-no-iab-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.