Saiba o que aconteceu nesta quinta-feira no XX CBA

Nesta quinta-feira, 24 de abril, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) teve uma agenda cheia. Uma série de minicursos, debates e mesas-redondas abordaram os temas de mobilidade urbana, habitação de qualidade, desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e construído, novas tecnologias construtivas e revitalização dos centros urbanos.

A seguir, um apanhado de algumas das atividades realizadas ontem: 

Mesa: Desafios das cidades contemporâneas

Aconteceu ao final da tarde desta quinta-feira, dia 24/04, dentro da programação oficial do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, a mesa “Desafios das cidades contemporâneas”, que teve como mote central a reforma urbana e discussões sobre o Estatuto das Cidades.

A representante do Ministério do Meio Ambiente, Silmara Vieira, que fez parte da mesa, apresentou números relevantes relacionados à realidade demográfica do Brasil. De acordo com Silmara, 63% da população brasileira estão concentradas na zona urbana, 28% desse total vive em condições desprivilegiadas em áreas de risco como favelas e subúrbios. 40% da população habita a zona rural. Para a conferencista há um esvaziamento significativo nas chamadas zonas rurais, apenas 40% habita esse meio. A profissional, ainda, acrescenta que 70% do que sai da natureza vai para o consumo direto da população brasileira, o que gera um desequilíbrio considerável no contexto socioambiental.  

Minicurso: Tabela de Honorários

Minicurso sobre asTabelas de Honorários. Image Courtesy of XX CBA

O mini curso versou sobre as Tabelas de Honorarios e software elaboradas pelo IAB e entidades e aprovadas pelo CAU/BR. Agora as tabelas estao na categoria de normas emanadas por autarquia federal, portanto, constituem-se em parâmetros oficiais para formação de preços de serviços de arquitetura e urbanismo. 

Instituto de Arquitetos conclui parecer sobre binário

O projeto de implantação de um binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, previsto pelo Plano de Ações, Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) de Fortaleza, apresenta “questões mal resolvidas” que podem agravar os problemas urbanos da Capital. A conclusão é do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), que finalizou o seu parecer técnico sobre a intervenção proposta pelo executivo municipal.

Presidência e diretoria do IAB-CE e XX CBA apresentam documento sobre a ausência de política urbana, o binário e a Praça Portugal.. Image Courtesy of XX CBA

O documento, que contém levantamentos e discussões sobre a implantação do binário, deverá ser divulgado esta semana durante o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos. Intenção, segundo o órgão, é que o parecer seja apresentado à sociedade e encaminhado à Prefeitura antes que o projeto de remodelação da Praça Portugal, que propõe a criação de um cruzamento e quatro novas praças no lugar do equipamento, seja discutido pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Entre as questões levantadas pelo órgão, estão o impacto da criação de um corredor exclusivo e o aumento da circulação de linhas de ônibus sobre o comércio da Dom Luís, o aumento do fluxo de veículos na rua Tibúrcio Cavalcante e a integração entre a Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) e o binário.

Binário e a Praça Portugal. Image Courtesy of XX CBA

A Prefeitura, por meio de assessoria de imprensa, informou que “está aberta à toda forma de participação de todos os setores da sociedade no debate”. De acordo com o órgão, a decisão de implantação do binário nas duas avenidas ocorreu após a elaboração de um diagnóstico e a análise de opções alternativas.  

Além destas, diversas outras atividades aconteceram e continuam acontecendo no XX CBA. Acompanhe as notícias do evento pela página do XX CBA no Facebook.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Saiba o que aconteceu nesta quinta-feira no XX CBA" 25 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601274/saiba-o-que-aconteceu-nesta-quinta-feira-no-xx-cba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.