STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos

STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 2 de 75STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 3 de 75STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 4 de 75STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 5 de 75STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Mais Imagens+ 70

  • Arquiteto Responsável: Nuno Montenegro
  • Colaboradores: Carla Cameira, Susana Ataíde, Rute Ribeiro, Pedro Carvalho e Mariana Medeiros
  • Fabricante Pintura: Cin, Barbot
  • Fabricante Forro: Knauf
  • Fabricante Piso: Redecor
  • Fabricante Vidro: Saint Gobain
  • Cidade: Beja
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 75 de 75
Corte do auditório

Do arquiteto: A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja, é um edifício com aproximadamente 11.600 m² de área construída, inserido numa área retangular com 90m x 80 m. Este edifício foi dividido em 5 blocos independentes, denominados volumes A a E. Destes edifícios destaca-se o volume A.

STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 8 de 75
© Fernando Guerra | FG+SG

O volume A é um bloco com uma estrutura contínua de 80,90 m de comprimento, em concreto armado protendido e sua principal característica é ser realizado com um único pórtico com vão livre de 50,70 m sobre a entrada da escola.

STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 22 de 75
© Fernando Guerra | FG+SG

O pórtico é materializado pelos núcleos de acessos verticais e circulações adjacentes - que constituem a porção vertical - e uma travessa que aloja no seu interior dois auditórios para aulas teóricas e um espaço central para exposições. 

STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 59 de 75
© Fernando Guerra | FG+SG

A travessa do pórtico, também em concreto armado protendido, é materializada por duas vigas caixão que vencem o grande vão. Estas duas vigas, com alturas diferentes decorrentes da secção transversal dos auditórios que incorporam, suportam as lajes de cobertura e de fundo dos auditórios. A viga maior, localizada no extremo inferior do auditório tem 7,82m de altura, sendo o seu interior utilizado como corredor de acesso às salas; já a viga menor, localizada no extremo mais elevado do auditório, tem altura média de 3,50m. 

STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 31 de 75
© Fernando Guerra | FG+SG

Num artigo publicado na revista Interior Design Magazine, CC Sullivan escreveu: "A arquitetura de Montenegro é um tanto surrealista, talvez Giorgio de Chirico com uma pitada e M.C. Escher (...) concluindo, o edifício nunca falha em criar oportunidades de reflexão. A teatralidade e grandeza são incomparáveis (...)"

STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 43 de 75
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:7800 Beja, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos" 24 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601261/stm-escola-de-tecnologia-e-gestao-slash-montenegro-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.