Value Farm / Thomas Chung

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 2 de 33Value Farm / Thomas Chung - Imagem 3 de 33Value Farm / Thomas Chung - Imagem 4 de 33Value Farm / Thomas Chung - Imagem 5 de 33Value Farm / Thomas Chung - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Thomas Chung
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Value Farm
Value Farm / Thomas Chung - Imagem 6 de 33
© Value Farm

Descrição enviada pela equipe de projeto. Value Farm cria valor ao cultivar a terra como um esforço coletivo. O projeto relaciona questões de transformação urbana, arquitetura e agricultura urbana com um evento cultural internacional, e explora as possibilidades de cultivo urbano na cidade e como este pode integrar-se à construção de comunidades. É parte da Bienal Shenzhen Hong Kong Bi-city de Urbanismo/Arquitetura 2013, de Ole Bouman’s Value Factory localizado em Shekou Former Guangdong Glass Factory em Shenzhen, um local que passa por uma transformação radical. Respondendo ao tema da Bienal de "Fronteira Urbana" e regeneração pós industrial de Shekou, Value Farm é compreendido como um novo projeto de arquitetura e paisagismo proporcionando infraestrutura permanente para o futuro do lugar, bem como uma peça substancial de arquitetura na bienal.

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 7 de 33
© Value Farm

Conceito

A inspiração do projeto de Hong Kong é dupla. Primeiro a tendência de cultivos prósperos nos telhados na densidade urbana da cidade. Além de criar um oásis verde sobre o caos urbano, reconectar os moradores da cidade à natureza e à experiência manual terapêutica do cultivo, fazendas urbanas oferecem uma oferta de alimentos mais sustentável, segura e acessível, bem como uma mudança de atitude e estilo de vida. Além disso, o uso do até então inexplorado "recurso de terras artifical" (telhados) em áreas urbanas de alta densidade como terreno produtivo pode melhorar o microclima e responder concretamente ao imperativo ecológico contemporâneo para além de vestir a "sustentabilidade" com elementos de economia de energia e dispositivos como arborizaçaõ vertical.

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 9 de 33
© Value Farm

A segunda inspiração é o vernáculo urbano dos arredores do mercado de Graham Street, de 170 anos, cujo tecido de baixo crescimento incorpora a metamorfose da cidade. A área está atualmente passando por remodelação e com ela a possibilidade de erradicação da evolução da malha da cidade de práticas espaciais e culturais. Valor Farm especula retroativamente transformando os telhados de todo um bloco de mercados demolidos em terreno agrícola. A natureza é escavada mais uma vez do passado urbano de Hong Kong; configurações de telhado são considerados como "novos caminhos" para cultivar um futuro pós-urbano viável.

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 10 de 33
© Value Farm

O conceito é transplantado para um local aberto de 2,100 m² dentro de instalações como "campos de testes". Caixas de tijolo são "parcelas de cultivo de telhado" compactas e abstratas cujas diferentes alturas permitem a variação da profundidade do solo para diferentes espécies. Núcleos de escadas originais são convertidos em plataformas de tijolos e pavilhões abertos para acomodar atividades futuras. Um tanque de irrigação alcança a fonte de água subterrânea natural do local, um sistema de irrigação integrado, assim como são adicionadas instalações de sala de projeção e exposições.

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 11 de 33
© Value Farm

Re-valorizando o lugar

Ao invés de tratar "paisagismo" como uma "visão do terreno" passiva e isolada, Value Farm enfatiza a transformação curativa. As qualidades existentes do local são reveladas, características como paredes antigas e grandes árvores são resgatadas e revividas, recursos como a água subterrânea natural são aproveitados ao cavar um novo tanque de irrigação, e ao simplesmente decorar com as grandes pedras descobertas pela escavação. Ressoando com a nova produção de "cultura" de Value Factory dentro dos edifícios da Bienal, Value Farm trabalha o lugar para produzir "natureza", revivendo a fecundidade do terreno. Invocando a analogia do estilo de vida auto-suficiente, o lugar é também conceitualizado como um jardim fechado configurado para o cultivo.

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 13 de 33
© Value Farm

Transplantando valores pós-urbanos

Além da inspiração conceitual para o projeto de Value Farm, o caráter de Hong Kong, sementes e força de trabalho são injetados para realizar uma performance produtiva. Espécies híbridas refletem o gcaráter alternativo e saudável de Hong Kong, enquanto considera segurança e acessibilidade alimentar, sustentabilidade urbana e auto-suficiência. Além de criar e manter a fazenda, grandes eventos  como Sowing, Tasting e Market Festivals são organizados para nutrir o intercâmbio envolvendo os cidadãos locais, grupos comunitários, profissionais e visitantes. O valor pós-urbano de Hong Kong é demonstrado através da produção de verde, alimento, cheiro e sabor de uma forma atrativa e muito inesperada.

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 27 de 33
© Value Farm

Enquanto revaloriza terrenos industriais em desuso em Shenzhen, Value Farm cultiva alimento fresco para todos. Com entusiasmo local em abundância, apoiado por grupos comunitários e bem recebido pela mídia, há grandes chances de que Farm Value possa permanecer e transformar permanentemente o local para continuar produzindo novo valor para todos. Mais importante, pode funcionar como um teste para propagações futuras de um conjunto performático, participativo e urbano de arquitetura de cultivo.

Value Farm / Thomas Chung - Imagem 29 de 33
Planta térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shekou, Nanshan, Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Value Farm / Thomas Chung" [Value Farm / Thomas Chung] 21 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600615/value-farm-slash-thomas-chung> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.